Os pacientes de São Sepé que fazem tratamentos e consultas em Santa Maria passaram a ter mais comodidade nos últimos meses. Uma mudança na modalidade de transporte oferecido pela Secretaria de Saúde reduziu o tempo de espera e proporcionou mais opções para as jornadas de idas e vindas ao município vizinho.
O uso dos veículos terceirizados até então contava com duas viagens por dia, uma logo no começo da manhã e outra no final da tarde. Mas o que afetava o dia a dia dos pacientes e familiares era mesmo o tempo de espera, já que mesmo após as consultas era necessário aguardar os demais pacientes transportados. Com a nova modalidade a possibilidade de voltar para casa após as consultas ficaram muito maiores. É que a partir de agora o serviço é realizado pela empresa Planalto, que consegue oferecer uma gama maior de horários de ida e volta ao município vizinho.
Foi o que aconteceu com o paciente Arlindo Teles, de 67 anos, que utilizou nesta semana pela primeira vez o transporte via Planalto. Ele fez questão de procurar a Secretaria para elogiar o novo serviço. “Precisei consultar na Casa de Saúde e fiquei muito feliz com o serviço, já que sai de casa pela manhã e ao meio dia já estava novamente em São Sepé”, salientou o paciente.
De acordo com o Setor de Transportes da Secretaria de Saúde, o veículo que tem ponto de partida às 5h30min ainda leva os pacientes no Hospital Universitário e demais hospitais de referência. Depois, às 11h, há um veículo que recolhe os usuários no mesmo local. Para as pessoas que realizam procedimentos durante a tarde, o retorno dos locais de destino acontece às 17h30min.
Ainda de acordo com a Secretaria o paciente ainda tem a opção de utilizar o ticket da passagem em qualquer horário de ônibus na rodoviária de Santa Maria. Além da comodidade, os gestores acreditam que a maior oferta de horários evita que os pacientes tenham gastos extras como, por exemplo, alimentação. A iniciativa também se relaciona com as ações propostas pela Planificação da Atenção Primária em Saúde, que possui outras medidas no sentido de uma gestão compartilhada do cuidado de cada usuário.
O agendamento das viagens acontece no Setor de Transporte que funciona no Centro Administrativo Social. Outra novidade recente é que a Secretaria de Saúde passou a ter todos os comandos informatizados e em tempo real. Com a ferramenta, é possível acompanhar o preenchimento das vagas para os pacientes e ter relatórios sobre a frequência com que utilizam o transporte.
200 Visualizações, 1 Hoje