Oportunidade de trabalho para pessoas com deficiência

São Sepé

“A deficiência está nos lugares e não nas pessoas.”

Esta é a máxima adotada pelo vereador Paulo Nunes-PSB, que além de parlamentar engajado em causas sociais, e desenvolvedor de várias políticas voltadas a acessibilidade e inclusão, foi a principal liderança responsável pela criação da Associação Sepeense dos Deficientes- Asdef.

Uma das iniciativas do vereador foi abrir as portas de gabinete, para que pessoas com limitações físicas, e sem oportunidades no mercado de trabalho formal, tenham a oportunidade de viver esta experiência. “O objetivo é dar oportunidade do convívio social e contato com um público diversificado, como o que costuma nos procurar na bancada. Este ambiente de interação e conhecimento é recompensador, tanto para a pessoa com deficiência, quanto para o público em geral. As pessoas ficam surpreendidas com a desenvoltura dessas meninas”, relatou o vereador se referindo a Priscila Mônego Moreira, 32 anos, e Vitória Forgerini, 18 anos.

Priscila fez um estágio de aproximadamente seis meses no gabinete do vereador, onde desempenhava o papel de atender ao telefone e fazer ligações, bem como recepcionar e dar atenção as pessoas que chegavam no gabinete. “Foi uma experiência maravilhosa, conheci muitas pessoas interessantes e fiz amizade com todos os funcionários da Câmara de Vereadores”, contou ela.

 Vitória é a atual “telefonista” do gabinete, e desempenha praticamente as mesmas tarefas. “Gosto muito de ir “trabalhar”, sempre estou pronta logo cedo. Gosto de ir todos os dias. Divirto-me muito com o pessoal que vai ao gabinete, e me interesso pelos assuntos referentes às políticas voltadas às pessoas com deficiência, quero estar a par de tudo”, relatou Vitória, que adora cantar e tocar violão, e freqüentemente grava vídeos cantando e tocando, para publicar nas redes sociais.

Os estágios que o gabinete do vereador oferece, são de caráter voluntário e não remunerados. Segundo o vereador, o gabinete já está trabalhando em um projeto que irá prever, pelo menos uma vaga reservada à pessoas com deficiência no quadro de estagiários da Câmara de Vereadores.

Fotos: Rodrigo Ferreira / Texto: Divulgação

 

 165 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *