Cotidiano – Murilo V. Machado

Colunistas

Com as eleições se aproximando, nossas redes sociais se tornaram palco de discussões políticas. O lado positivo é que estamos nos preocupando com o futuro do país e todos buscam informações para conhecer e escolher seus candidatos. Porém, o lado negativo é que a grande maioria das discussões não chegam a lugar algum. A maioria das pessoas não estão abertas e receptivas a outras opiniões, apenas querem encontrar outros que se identifiquem e confirmem seu pensamento.
O ser humano é individual e subjetivo. Todos nós possuímos opiniões e argumentos únicos. Como vivemos em sociedade, formamos grupos na escola, no trabalho e os amigos que escolhemos. Convivemos com outras pessoas que também possuem sua forma singular de viver. Geralmente essas relações são formadas por algum vínculo, alguma característica na qual nos identificamos e realizamos as aproximações. Ninguém é igual. Por isso, para mantermos relações saudáveis é necessário que tenhamos empatia e respeito com a individualidade do outro.
Nem sempre concordamos com a atitude ou pensamento de alguém, porém, não significa que devemos menosprezá-lo. Assim como cada ser humano possui seus valores e crenças únicas, a verdade também é relativa e é vista com base nas suas vivências individuais. Por isso, precisamos estar atentos às nossas discussões. Aquele que você chama de “burro” pode apenas ver o mundo de uma forma diferente da sua. Por outro lado, quando falamos em verdade subjetiva, precisamos estar atentos ao fenômeno “Raciocínio motivado”, que é quando nosso cérebro absorve ou dá ênfase àquelas informações que apenas confirmam nossa forma de pensar. Quando falo que as pessoas não estão receptivas à opinião do outro, é porque não estão preocupadas em aprender algo novo ou entender o outro lado da história, pois apenas enxergam o que lhes convém. Hoje, a maioria das discussões via redes sociais são com o intuito de defender a própria argumentação, por isso acabamos presenciando mais insultos do que argumentos inteligentes.
Independente do posicionamento político, religioso ou qualquer outro assunto, respeitar o próximo é uma obrigação de todos. O ser humano é sedento pela autoafirmação, mas isso não pode ocorrer menosprezando alguém. Acredito que ainda precisamos melhorar nossa capacidade de discutir. Em uma discussão saudável defendemos nossos argumentos, mas principalmente, devemos estar abertos a ouvir e refletir sobre a opinião do outro. Todos temos algo para falar, mas precisamos saber escutar também.

 182 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *