Trânsito – Vilnei Melo

Colunistas

NOVEMBRO AZUL

As campanhas educativas de trânsito deste ano de 2018 aderiram ao chamamento do Ministério da Saúde para chamar a atenção dos homens sobre o perigo do câncer de próstata. Esse movimento conhecido como “Novembro Azul” teve sua origem na Austrália, em 2003, propagou pelo universo e estabeleceu como o dia “d” a data de 17 de Novembro para concentrar a maior atenção da população mundial. Essa definição do mês de novembro é definida como a maior manifestação de campanhas educativas e preventivas do câncer de próstata.

No Brasil é comum vermos alguns símbolos importantes como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha e o próprio Maracanã, iluminados com as cores em azul. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nos homens, o câncer de próstata aparece em segundo lugar, perdendo apenas para o câncer de pele. No âmbito mundial aparece em 6º lugar e atinge em maior escala os homens com idade superior a 65 anos de idade. O chamamento do “Novembro Azul” é para os homens acima de 45 anos que devem fazer os exames preventivos, o PSA e o de toque, pois se identificado e atacado na origem, as chances de cura chega ao índice de mais de 80%.

O trânsito tem essa força de chamar a atenção com as tradicionais campanhas e a fita azul, que já é muito conhecida. As Secretarias de Saúde dos Municípios também desenvolvem importantes campanhas preventivas desse tipo de câncer. Ainda há uma resistência muito grande por parte dos homens que pensam que “nada acontece” e que pode esperar um pouco mais e quando procuram os médicos já é tarde demais, pois a doença espalha muito rapidamente e o tratamento terá que ser muito mais intenso e agressivo nesse estágio segundo os especialistas. “Não deixe chegar esse momento”

 220 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *