O Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, tomou uma decisão corajosa para tentar reduzir o número de acidentes naquele Município. Com o alarmante número de acidentes de trânsito que vem ocorrendo no perímetro urbano, o Prefeito, deixou de lado os ensinamentos do seu companheiro Jair Bolsonaro e partiu direto para a instalação, em série, de vários controladores de velocidade pelas principais ruas de Santa Maria.
É importante salientar, que Santa Maria tem uma Guarda Municipal muito boa, eficiente e muito bem equipada com viaturas, rádios armamentos e um efetivo de pessoal suficiente para prestar os serviços de fiscalização de trânsito. Além disto, o Município dispõe de sistemas de estacionamentos rotativos, parquímetros, etc. Evidentemente que o Prefeito Jorge Pozzobom deve saber que não poderá contar muito com a Brigada Militar para fiscalizar tráfego de veículos, (por razões conhecidas, inclusive Constitucionais). Por isso, alinha o seu governo para uma Municipalização direta do trânsito, assumindo tudo o que já é previsto em lei. Pelo que se vê, o Prefeito está decidido a chamar para a sua responsabilidade toda essa questão, inclusive de eventuais críticas pelo exagerado número de autuações dos controladores de velocidade conforme já foi publicado na imprensa.
Sobre as autuações: Segundo o levantamento publicado, somente nos primeiros 30 dias de fiscalização, os controladores de tráfego autuaram 4.763 veículos. Deste total, a maioria das infrações são aplicadas por excesso de velocidade, avançar o sinal vermelho de semáforo e avançar sobre a faixa de pedestres. Nesse período, 55 veículos foram flagrados em velocidade superior a 100 km/h, é absurdo diz o Secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria. No mais recente levantamento publicado, os equipamentos instalados em nove vias do Município, flagraram 12.151 infrações de trânsito.
É muito importante que os condutores de São Sepé e região, passe a ter mais cuidado quanto à localização desses aparelhos, pois vários veículos de São Sepé já fazem parte dessa relação de notificados em Santa Maria.
Por fim, entendo como positiva essa decisão do Prefeito Jorge, pois de uma forma ou de outra, precisa conter a violência no trânsito daquele Município. Aí está a grande sugestão aos demais Prefeitos. Em São Sepé, está na hora de instalar alguns desses aparelhos, principalmente na via de entrada da cidade, a onde o tráfego de veículos é uma “bagunça” nos finais de semana. Com certeza, se instalados naquele local, superaria os 12. 151 autos de infrações, em 30 dias, desbancando Santa Maria desse notório 1º lugar da Região Central.
Nessa Avenida Presidente Getúlio Vargas, é impressionante o que ocorre no trânsito em finais de semana principalmente, se aplicada a lei, nesse e outros pontos da cidade, faltariam “guinchos” para o recolhimento de tantos veículos infratores.
544 Visualizações, 1 Hoje