O NOVO MODELO DE HABILITAÇÃO

Colunistas Geral

O Governo Federal desistiu do novo modelo com o cartão chip. A ideia inicial era de aperfeiçoar ainda mais este modelo, mas segundo os especialistas de trânsito, estas mudanças já representam um grande avanço colocando o Brasil ao lado de muitos países de primeiro mundo. O modelo novo preservou a existência do “QR Code” impresso no documento e acrescentou novos dispositivos de segurança. A Carteira de Habilitação no Brasil é válida como documento oficial de identificação dos brasileiros.
Temos também a Carteira Digital de Trânsito com todo o aproveitamento de tecnologia moderna de acesso rápido aos Órgãos de Trânsito. Ao instalar o aplicativo no celular, o condutor fica isento de apresentar a CNH impressa aos Órgãos de fiscalização. Com os novos prazos de validade da habilitação são oportunos os investimentos na qualidade desse documento. Importante ressaltar também que não haverá a necessidade da imediata troca para o novo modelo, poderá ser quando for fazer a renovação dos exames.
A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE HABILITAÇÕES
Os condutores mais antigos tiveram a oportunidade de conhecer as carteiras do passado, que na realidade, eram meras cartas ou autorizações específicas para dirigir. A habilitação está atrelada ao invento do automóvel e, antes disso, o invento das carruagens de tração animal. Como sabemos, o primeiro inventor do automóvel, segundo os registros da história foi Karl Benz, que teve muitos problemas com a montagem do primeiro protótipo de automóvel, ocorreram alguns acidentes com ele e sua esposa, muitas reclamações de forte cheiro de gasolina e as autoridades alemãs em 1888 tiveram que expedir a primeira autorização para dirigir especificamente aquilo que seria mais tarde o primeiro automóvel movido a combustão.
A esposa do Karl Benz, inventou uma viagem por toda a Alemanha para mostrar esse grande invento e também teve que se submeter a uma autorização especial para dirigir esse veículo, que inicialmente era constituído de três rodas, tipo triciclo e, com rodas de madeira, tipo de carroça tracionada por animais. Só a partir de 1904, que essas autorizações foram abolidas e o Reino Unido passou a expedir de forma obrigatória a licença para dirigir. No entanto, 30 anos depois é que surgiu a obrigatoriedade dos exames de aptidão física e mental no Reino Unido.
No Brasil, só a partir de 1910 que surgiram as primeiras regras de trânsito e o poeta e escritor Olavo Bilac foi quem protagonizou o registro do primeiro acidente de trânsito no nosso País, dirigindo um veículo de José do Patrocínio. A chegada do primeiro automóvel no Brasil foi através de Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont, lá pelo ano de 1900. Assim relatamos um pouco da evolução do “Prontuário Geral Único”, que virou todos esses modelos da nossa Carteira Nacional de Habilitação.

 1,880 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *