Palavra Afiada

Colunistas Geral

Calcanhar de Aquiles
Embora seja reclamação geral dos vereadores, a limpeza da cidade parece estar melhorando. É o que deu para extrair das manifestações da última sessão legislativa, na terça-feira. Bem verdade, São Sepé tem um problema estrutural, porque o calçamento, em pedras, favorece o crescimento de gramíneas e dificulta a capina. Em depoimentos de 2015 no Facebook, quando o coordenador da limpeza era o ex-vereador Bino Rosso, o serviço também era duramente criticado pelos moradores. Passa Administração, muda partido, mas a zeladoria da cidade, com limpeza e capina, segue sendo o calcanhar de Aquiles da Prefeitura.


Novos Caminhos, velha solução
O vereador Tavinho Gazen, do PDT, protocolou ontem na Câmara de Vereadores um pedido para que o Poder Executivo estude a possibilidade de retomar o Programa Novos Caminhos, aquele criado no início dos anos 2000 pela ex-prefeita Júlia Vargas. Na época, a Prefeitura dava cursos de jardinagem e serviços gerais, usando os alunos em aulas práticas na própria cidade. Além de instrução, o aluno do Novos Caminhos ganhava alimentos e uma bolsa de estudos em dinheiro. O projeto foi encerrado há mais de 15 anos.


Chapa RR
O vereador Humberto Stodutto, do PP, anunciou na Câmara de Vereadores que – confirmando-se as pré-candidaturas – ele já escolheu para quem buscará votos em 2022: Renato Rosso, para deputado estadual, e Rossano Gonçalves, para deputado federal. A inusitada dobradinha foi construída por relações de amizade e de confiança. Renato é vereador do PP, partido de Humberto, e Rossano é prefeito de São Gabriel (ex, desde a semana passada) do PL, partido que cresceu muito nas últimas semanas com o ingresso do presidente Jair Bolsonaro.


Só para Deputado
Na sua manifestação, o vereador Humberto Stodutto deixou claro que o apoio para deputado nada tem a ver com questões estaduais e nacionais. Os votos dele para Governador e Presidente seguem em segredo.


IPTU Verde
Uma luta antiga de ambientalistas do município, e pauta da campanha eleitoral do vereador Matheus Leão, do PDT, começa a valer esse ano a redução do IPTU para pessoas que têm práticas sustentáveis em sua moradia. O projeto tem, no Governo Municipal, um bom padrinho: o diretor do Escritório de Governo Gabriel Leão, que sempre atuou em ONGs de Meio Ambiente e está na pasta que trata justamente desse tema.


Estrada Ruim
A condição das estradas tem sido o puxão de orelha que o vereador Eto Vargas, do PP, tem dado ao Executivo. Na visão de Eto, a Secretaria de Infraestrutura poderia planejar melhor o conserto das vias após as chuvas, colocando cascalho na beira das estradas em pontos estratégicos, para ser utilizadas no período pós precipitação. Com as últimas chuvas, alguns trechos do Terceiro Distrito e do Tupanci ficaram muito ruins.


Na Praça
A Juventude do PDT estará esse final de semana na Praça das Mercês, ajudando jovens a emitir o primeiro título eleitoral. Atuantes nas redes sociais, muitos estudantes não podem votar porque esquecem de fazer o título. No meio da ação, no sábado à tarde, acontece também a primeira reunião do ano do Diretório Municipal do partido, no Clube Visconde do Rio Branco. Entre as pautas, está uma discussão sobre a importância do jovem na política, as eleições de 2022 e a avaliação de como anda o Governo Municipal.


Casa de Passagem
Segue a polêmica, nas redes sociais e na Câmara de Vereadores, relativa a contratação temporária de Monitores de Abrigo para a Casa de Passagem. Para o preenchimento das vagas, será necessário novo concurso público, já que não há fila de espera desse cargo.


Um pulinho de Avião
Ficará mais conectada a região central, com o anuncio da GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica do País, de que dará início às vendas de passagem de Santa Maria até Guarulhos, em São Paulo. Pela primeira vez, a partir do dia 1º de novembro de 2022, Santa Maria receberá os voos da Gol, com três frequências semanais de ida e volta. Até então, a região só contava com voos da Azul.

 617 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *