Desenvolvimento Ambiental
Em clima de desenvolvimento sustentável, a Prefeitura deu o pontapé inicial na Semana do Meio Ambiente. O cabeça do projeto é o ambientalista Pedro Renato Silveira. As atividades envolvem escolas e locais públicos, como o Parque Ambiental. Vinculado a uma rede global de políticas ambientais, o município tem realizado ações de Educação Ambiental que servem como modelo para outras cidades do País.
Energia Renovável
O Ginásio Municipal Neri Bueno Lopes está recebendo placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica. A política pública de adoção de projetos de energia renovável foi pauta de pedido do vereador Matheus Leão, do PDT, vinculado a causa do meio ambiente. A expectativa é que outros prédios públicos, como escolas e postos de saúde, também recebam investimento que são mais sustentáveis ambientalmente e também baixam o valor da conta de luz.
Juro Zero
Ontem, na capital, o diretor do Escritório de Desenvolvimento Leandro Gonçalves esteve com o Secretário Municipal de Planejamento de Porto Alegre, Urbano Schmidt, discutindo a regulamentação do Programa sepeense Juro Zero. Já em funcionamento em Porto Alegre, a ideia que o prefeito de São Sepé João Luiz Vargas passou para a equipe é que seja usada a experiência portoalegrense, que tem sido sucesso nacional. Por ser de complexa regulamentação, aprender com os erros dos outros é a garantia de acelerar os prazos do processo.
Semana do Desenvolvimento
Com a participação de conferências de empresários locais, consultores e instituições de crédito, a Prefeitura organizará, de 22 a 26 de junho, a Semana do Desenvolvimento. A ideia é lançar o Programa Juro Zero, iniciar as atividades do Projeto Cidade Empreendedora e inaugurar a Incubadora Empresarial e engajar o empresariado local em programas já em funcionamento na Prefeitura, como o CapacitaMais e o São Sepé Mais Empregos. O evento tem o apoio do SEBRAE, e foi costurado no mês passado, em Brasília, pelo prefeito João Luiz Vargas.
Candidatíssimo
O ex-governador Eduardo Leite passou alguns dias dessa semana em Brasília. No Senado, ele conversou separadamente com Simone Tebet, candidata do MDB, e Tasso Jereissati, o nome que o PSDB quer emplacar como vice de Tebet. Tasso é padrinho político de Ciro Gomes, do PDT, que também sonha com o PSDB na sua chapa. Eduardo Leite parece estar convencido de que não há mais espaço para que ele seja o candidato da Terceira Via e por isto disputará de novo o governo do Estado. Nessa empreitada, tenta convencer o MDB a apoiá-lo, indicando os candidatos a vice ou a senador – ou ambos. A ala mais antiga do MDB, de políticos tradicionais como Cézar Schirmer, Sebastião Melo e Osmar Terra, já manifestaram que não aceitam tal articulação.
Bom pro Beto
O deputado Beto Fantinel, do MDB, está numa boa. Isso porque, independente do caminho que seu partido tomar, o espaço como deputado estadual cresce com a saída de Gabriel Souza – que concorrerá a governador – da disputa para o parlamento. Os dois emedebistas são amigos, e muitos apoiadores de Gabriel já manifestaram apoiar Beto em 2022.
Apropriação de Espaços Urbanos
Uma das missões do vice-prefeito Fernando Vasconcellos no Governo Municipal é descentralizar ações e qualificar espaços públicos. Essa semana, a cidade ganhou mais um point para crianças e jovens: a praça de brinquedos do PAMADE. A ideia é que aquela área da cidade atraia jovens com cultura, arte, esporte e lazer. No evento, a Prefeitura anunciou a intenção de comprar o antigo prédio do Correio do Povo para fazer um Centro Administrativo. Com o novo fórum e investimentos de melhorias urbanas pertinho dali, além da qualificação do Parque Ambiental, São Sepé gera um novo ambiente para que a população se aproprie daquele espaço público.
Muitos Pedidos
Militante de causas populares, o vereador Eto Vargas, do PP, encaminha, semanalmente, pedido de providência para melhoria de ruas, limpeza e iluminação. É – sem dúvida – um dos vereadores que mais demandas recebe da comunidade, sempre atento para que as secretarias façam o atendimento.
4,731 Visualizações, 1 Hoje