Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

Terá início dia 21, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada de 21 a 28 de agosto.
O período é uma campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. Introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, a semana visa através de suas programações conscientizar a sociedade sobre a inclusão e combater ao preconceito e a discriminação.
“As pessoas com deficiência são protagonistas na implementação de políticas públicas e vem reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, habilitação e reabilitação”, destacou Rodrigo Ferreira, Diretor do Escritório da Cidadania de São Sepé, que por meio da Prefeitura Municipal, apóia a progrmaação deste ano.
EM 2022, o tema da campanha é “Superar barreiras para garantir inclusão”. Confira a programação:
22/08 – 10h – Abertura e entrevista na Rádio Cotrisel, com Vitória Forgerini – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Sepé.
23/08 – 10h – Entrevista na Rádio Cotrisel, sobre os serviços da APAE São Sepé.

  • Sessão de Cinema – Meu nome não é Rádio (Classificação 12 anos) para os alunos da APAE, AFAPASS e das escolas municipais. Logo após, bate-papo sobre o filme com a Pedagoga Jéssica Pontes
    Local: Escola Tiaraju / Manhã: 8h30 / Tarde: 13h30

  • Amostra Cultural: no mesmo espaço haverá exposição de trabalhos realizados pelos alunos da APAE.
    24/08 – 10h – Entrevista Rádio Cotrisel, com o Coordenador da AFAPASS, Mauro Bortolotto, sobre os serviços desenvolvidos na instituição.
    9h – Formação para os profissionais da AFAPASS, APAE, Educadores Municipais e Monitores Municipais, com a Psicóloga Luciana Smeha.
    13h30 – Familiares de Usuários do serviço da APAE, AFAPASS, com a Psicóloga Luciane Smeha, sobre o papel da família no processo de inclusão social. Mediação: Psicologos Priscila Irion e João Eduardo Azambuja.

  • Momento cultural com apresentação dos alunos da APAE, da Oficina de Percussão, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos – SCFV , executado pelo CRAS, na APAE.
    Local: Auditório I.I.E. Tiaraju.
    25/08 – 10h – Entrevista Rádio Cotrisel, com educadores especiais do município, Roberta Vieira e Jordana Lima, sobre inclusão no contexto escolar.
    26/08 – 10h – Entrevista Rádio Cotrisel, com o Psicólogo João Eduardo Azambuja e a Assistente Social Raira Machado, falando sobre “Pessoas com deficiência e Assistência Social: Acesso à benefícios e serviços.

 105 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *