Semana Nacional de Trânsito: PRF reforça suas ações de fiscalização e educação

Destaque Divulgação Geral Informativo Polícia

A Polícia Rodoviária Federal realizará diversas ações que marcarão a Semana Nacional de Trânsito no Rio Grande do Sul. Operações de fiscalização e educação serão realizadas simultaneamente na sexta-feira (16/09) em todas as regiões do Estado. Na terça (20), feriado no Rio Grande do Sul, esforços conjuntos trabalharão pela segurança daqueles que viajam ou se deslocam para os eventos tradicionais da data, inclusive gerando aumento no trânsito de cavalarianos nas rodovias, o que exige atenção tanto para eles quanto para os condutores.

Na manhã de sexta-feira (23/09) a PRF estará presente no V Seminário Nacional de Trânsito, que ocorrerá em Porto Alegre (de forma presencial e remota). O Superintendente Robson Souza participará da abertura do evento e o PRF André Azevedo representará a instituição na mesa redonda “Esforço Legal no Trânsito”. Já à tarde, ocorrerá uma grande operação educativa integrada na saída da capital pela BR 116 para marcar simbolicamente o final da Semana Nacional de Trânsito. Agentes da PRF, Brigada Militar, Polícia Civil, Detran e EPTC abordarão veículos para fiscalização e atividades educativas com os ocupantes.

Durante o período, ainda, serão intensificadas as postagens sobre trânsito nas redes sociais, as palestras em escolas e empresas, a participação em eventos e as abordagens educativas. Uma dos meios utilizados nesses tipos de abordagem será a disponibilização de vídeos com dicas de trânsito através da leitura de QRCodes a serem disponibilizados pelo celular. As atividades seguirão até domingo (25/09).

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente e é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante o período, os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) promovem ações integradas em todo país buscando conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito e as possíveis mudanças comportamentais para a redução de acidentes e a preservação da vida, garantindo a mobilidade segura no país.

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, levando a morte de dezenas de milhares de pessoas a cada ano, gerando impactos irreparáveis à sociedade e elevados custos econômicos e sociais. A PRF e as outras instituições ligadas ao tema, com o apoio da sociedade, trabalham juntas de forma contínua pela paz no trânsito.

Tais iniciativas se alinham à promoção da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, na qual os signatários, dentre eles o Brasil, se comprometeram a reduzir a violência no trânsito, e ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS), que estabelece uma série de mecanismos e ações para conter as tragédias diárias do trânsito.

 361 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *