Semana Nacional do Trânsito

Colunistas Geral

A programação da Semana Nacional do Trânsito foi definida pela Resolução nº 871/21 do CONTRAN. Esta Resolução estabelece todo o cronograma das campanhas educativas relacionadas à Semana Nacional do Trânsito. O art. 2º estabelece o seguinte: As campanhas educativas para o trânsito do ano de 2022 terão como mensagem o tema: “Juntos Salvamos Vidas”. As campanhas deverão ser promovidas pelos Órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Sobre este tema e o cronograma das campanhas educativas de trânsito, os anexos I e II da referida legislação orientam todos os procedimentos.

Os meios de comunicação, imprensa em geral, tem uma participação muito importante na divulgação destas campanhas.

A Polícia Rodoviária Federal também divulgou a realização de diversas ações que marcarão a Semana Nacional do Trânsito no RS. As operações de fiscalização e educação. estarão sendo realizadas simultaneamente pela PRF, que já tiveram início na sexta-feira da semana passada em todas as regiões do RS. A PRF, muito atuante na fiscalização do trânsito, com certeza, é dos órgãos de fiscalização, o que mais faz abordagens, notificações e prisões sobre os crimes de trânsito praticados por condutores.

Temos também uma participação muito importante e integrada entre os agentes da PRF, Brigada Militar, Polícia Civil, Detran e EPTC, que estarão atuando nas rodovias do RS. Nesta edição da Semana Nacional do Trânsito, as redes sociais serão muito usadas para a divulgação deste material institucional. A Semana Nacional do Trânsito tem duração entre os dias 18 à 25 de Setembro e conta com a mobilização de todos os órgãos de trânsito e da própria sociedade civil.

Com todo esse esforço dos órgãos de trânsito em tentar melhorar e dar mais segurança a nossa sociedade, é lamentável que alguns condutores não tenham o mínimo de responsabilidade quando estão dirigindo. O principal problema desta mortandade no nosso trânsito é a falta de conscientização desta parcela de condutores. É lamentável também que o próprio Presidente da República dê o mau exemplo, em plena Semana Nacional do Trânsito, pilotando motocicleta em grandes aglomerações de público sem o uso de equipamentos obrigatórios de segurança.

Na Alemanha, quebrar regras de trânsito é visto pela população como vexame, uma vergonha, tanto é assim que as aulas obrigatórias de reciclagem para reaver o direito de dirigir, é visto como a “escola dos idiotias”. Este é apenas um exemplo entre outros países que levam a sério as questões e legislação de trânsito. Na Alemanha, considerada o berço da cerveja “Weissbier”, nem por isso, os condutores estão dispensados do teste do bafômetro.

No Brasil, se o mau exemplo parte das principais autoridades, não tem muito o que fazer para salvar esta edição da Semana Nacional do Trânsito.

 283 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *