Notícias da semana

Colunistas Geral

Sucesso
Parece notícia do ano passado, mas já virou rotina dizer que a Expofeira Regional de São Sepé foi um sucesso. Este ano, a Prefeitura e o Escritório de Desenvolvimento intensificaram o trabalho com associações rurais e potencializaram o Pavilhão da Agricultura Familiar. Atento as causas dos pequenos agricultores, o vereador Gilvane Moreira, do PP, esteve permanentemente presente no evento.

Larguei
O vereador Renato Rosso, ao que tudo indica, largou mesmo a política. Pelo discurso magoado que fez na tribuna da Câmara de Vereadores, parece que na verdade a política é que largou dele. Depois de não ter recebido o apoio que esperava em sua candidatura a deputado, Renato pediu desfiliação do PP e não mais vai concorrer. Resta saber quem vai herdar seu espólio eleitoral, já que o futuro ex-político acumula bom prestígio em uma parcela da população. Desde seu pai, Bino Rosso, no início da década de 1990, sua família apresenta postulantes ao Legislativo Municipal. Antes de Renato, Dalvi Rosso, seu tio, também tentou uma vaga, pelo MDB, ficando na suplência.


Minguado no Brasil
A presença de Eduardo Leite no segundo turno da eleição estadual acaba maquiando a sensação de bom desempenho de seu partido, o PSDB, na eleição nacional. Antes vitorioso, com FHC, e batendo firme nas disputas nacionais com Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos foram engolidos pelo PL, de Jair Bolsonaro. Bem verdade, o PSDB perdeu ganhando as eleições de 2014.

Direto do Túnel do Tempo
Apesar de acumular a quarta derrota consecutiva para o PT em eleições presidenciais, o partido conseguiu eleger seis governadores, três senadores e 54 deputados. Mais do que tudo isso, o desempenho de Aécio Neves na disputa principal o alçava a líder da oposição ao governo Dilma Rousseff a partir das primeiras horas de 2015, quando ele reassumiria sua cadeira no Senado. Ele deixou aquela eleição com 51 milhões de votos e um espólio a ser administrado com sabedoria e paciência nos anos seguintes —tudo o que faltou para seus dirigentes dali em diante.

Irrelevante
Para o PSDB, o resultado das urnas em 2022 é o retrato de um partido a caminho da irrelevância. A sigla saiu das eleições com apenas 13 deputados eleitos (9 a menos do que a bancada atual, já minguada) e nenhum novo senador. Não elegeu nenhum governador no primeiro turno – e vai precisar rebolar para vencer as disputas em Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, onde a situação de Eduardo Leite simboliza o conjunto de erros do partido nos últimos anos. Por dois mil votos, venceu o PT para ir ao segundo turno, e está suando a camiseta para conseguir buscar a vantagem que Onyx Lorenzoni abriu, agarrado em Jair Bolsonaro.

Abrigo
Pois o mesmo PSDB que mingua no Brasil pode ser o berço que acolherá os políticos sepeenses que buscam espaço para a eleição municipal de 2024. O partido tem grife de direita, mas um certo ar de esquerda caviar, e é hoje comandado, na cidade, pelo professor Chiquinho Lopes. O resultado das urnas em 2022 não foi favorável ao partido, mas isso não tem nada a ver com os planos para 2024. É possível sim que o partido monte chapa, pelo menos com nomes a vereador, para a disputa municipal.

Bom de Voto
Embora tenha feito votação menor do que pensava em alguns municípios, o ex-prefeito de São Gabriel Rossano Gonçalves, do PL, teve uma grata surpresa: a votação de São Sepé aconteceu conforme seu coordenador de campanha na cidade Humberto Stodutto previa. Mesmo com grandes adversidades, Humberto mostrou que é bom de voto junto a seu eleitorado fiel. Em linhas gerais, é o mesmo público que o acompanha desde seu início na política, quando trabalhava para o então deputado Sérgio Morais.

 343 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *