Águas vão rolar

Colunistas Geral

Sucesso
Não é necessário muito esforço para entender o sucesso da programação de Natal em São Sepé. O trabalho da equipe da Fundação Afif Jorge Simões Filho, capitaneada pelo Fernando Vasconcellos, e os diretores Lucas Cirolini e Sofia Silveira Correa, foi meticulosamente desenhado para que tudo desse certo. E deu. Agora é todo mundo torcendo pelos festejos e ações culturais de carnaval.

Águas vão rolar
A previsão do prefeito João Luiz Vargas sobre o leilão da CORSAN aconteceu. Uma única empresa, com o lance pouquinho acima do mínimo, arrematou a empresa estadual: a gigante AEGEA, que sacou semana passada R$ 19 bilhões de empréstimo com juro subsidiado do banco público BNDES, prometeu pagar R$ 4,15 bilhões para levar a CORSAN para casa. Há quatro ações judiciais que impedem – pelo menos por enquanto – a assinatura do contrato de venda, uma delas proposta pela Prefeitura de São Sepé. Até a privatização, se acontecer, muita água vai rolar.

Sentado em Cima
O procurador de Justiça Fabiano Dallazen, chefe do Ministério Público quando Eduardo Leite, já largou sua chefia e conseguiu emprego na AEGEA, empresa que venceu o leilão da CORSAN. Pela análise do presidente Arilson Wunsch do SINDIÁGUA, sindicato dos trabalhadores da entidade, esse talvez seja um dos motivos do MP ter sentado em cima das várias denúncias que protocolaram sobre a privatização. A partir de janeiro, o agora ex-procurador Dallazen será o Diretor de Relações Institucionais da AEGEA.

Já no RS
A AEGEA, vencedora do leilão da CORSAN, já trabalha no Rio Grande do Sul. Ela arrematou, três anos atrás, uma Parceria Público Privada da CORSAN na região metropolitana. Coincidentemente, os serviços da CORSAN em que há mais reclamações é em Canoas, cidade em que a AEGEA presta serviços.

PSB no Governo Leite
O PSB aprovou a entrada no futuro Governo de Eduardo Leite, e vai indicar o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, criada na reestruturação administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa nesta semana. A pasta vai atender as demandas da agricultura familiar. Nos bastidores, especula-se que o indicado será o deputado estadual Elton Weber.

Baita Projeto
A menina dos olhos da Prefeitura de São Sepé são os projetos de cultura e educação, encabeçados pelo vice-prefeito Fernando Vasconcellos e pela secretária de Educação Márcia Aires. A meta de 2023 é fazer que estes projetos reflitam em melhoria nos indicadores da Educação Pública, que merecem atenção. O foco será investimentos no contraturno escolar, como o projeto que a Prefeitura, SENAC e AABB desenvolvem com crianças. Esta política pública deverá ser estendida para outros espaços.

Recuperando o IDEB
De 2015 até 2019, o IDEB teve uma queda e retomada. O índice era 4,3 em 2015, caiu para 4,1 em 2017, voltou a se recuperar para 4,4 em 2019. Agora, em 2021, o índice saltou para 4,6. Há, porém, um problemão que deve ser enfrentado: a meta para o ano passado era 5,7; ou seja, São Sepé está 1,1 pontos abaixo do que se esperava.

Dobradinha
A decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, que causou estupefação no Congresso, pode representar uma espécie de “dobradinha” Lula/STF destinada a pavimentar o caminho do presidente eleito. Nessa decisão, o ministro anulou o papel do Poder Legislativo na retirada do Bolsa Família do Teto de Gastos, fixada pela Constituição, e autoriza que despesa ocorra apenas por “crédito extraordinário”. O STF ainda prestou o serviço a Lula de declarar inconstitucional o “orçamento secreto”, uma das queixas do petista durante a campanha eleitoral.

 2,860 Visualizações,  9 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *