Prefeito Novo

Colunistas Geral

O dinâmico Fernando Vasconcellos assumiu esta semana a chefia do Poder Executivo, nas férias do prefeito João Luiz Vargas. Como uma banda que toca de ouvido, João Luiz e Fernando fazem uma dupla que não desafina no trabalho. Para isso, Fernando está tocando as pautas já programadas e criou ações emergenciais em pontos estratégicos que estão precisando de melhorias, principalmente na questão urbana. Também ajudou na organização, junto com a Defesa Civil, do trabalho de distribuição de cestas básicas para atingidos pelas intempéries climáticas no interior. Visitou setores, acompanhou processos, e despachou em agendas da Prefeitura, já que seguiu acumulando as funções de presidente da Fundação Afif Jorge Simões Filho. Com fôlego de quem é viciado em trabalho, Fernando deu seu ritmo ao centro da Administração Municipal.

Correria I
Deu uma divergência entre os vereadores Tavinho Gazen, do PDT, e Gilvane Moreira, do PP, sobre a data em que os projetos são pautados para a sessão. Na manifestação do vereador pepista, os projetos em urgência são apresentados meia hora antes da sessão. A reunião da Câmara de Vereadores aconteceu na terça-feira, e o projeto foi encaminhado pelo Poder Executivo na quinta-feira anterior. Mesmo assim, na visão de Gilvane, não deu tempo de analisar bem o projeto.

Correria II
O vereador Humberto Stoduto, do PSDB, disse que nunca vai justificar a falta de tempo de análise dos projetos de lei pela hora que o assunto chega na Câmara de Vereadores. Pelo que disse Humberto, esse é o trabalho do vereador: conhecer os projetos que tramitam no Poder Legislativo. Por esse motivo, logo que chegou um pedido de autorização para contratação emergencial de professores, Humberto ligou para a Secretária Municipal da Educação, Marcia Aires, esclarecendo as dúvidas. Conforme o vereador, todas as dúvidas foram sanadas. Os professores vão substituir titulares que ingressaram nos últimos dias em licença saúde e licença maternidade.

Ciclo de Gravidez I
O vereador Gilvane Moreira quer que sejam chamados os professores do concurso para as vagas temporárias. Na visão do líder do Governo Municipal Tavinho Gazen, do PDT, não é possível nomear professores efetivos, porque os cargos não estão vagos, porque o caso envolve servidores em licença saúde e por gravidez. Como sempre tem mulheres engravidando, Gilvane acredita que poderia ter gente efetiva só para substituição. Embora boa a intensão, isso não pode ser feito, em função da legislação.

Ciclo de Gravidez II
A justificativa do vereador Gilvane Moreira para votar contra o projeto que autoriza a contratação temporária de professores para suprir vagas de servidores em licença saúde e licença gestante foi curiosa. O edil calculou que a cada 6 meses as professoras entram em um “novo ciclo de bebês”. Com isso, sempre tem mulheres afastadas por este motivo. Irresignado, o vereador votou por não autorizar novas contratações emergenciais, sugerindo que a Prefeitura crie um banco permanente de professores só para esse tipo de substituição.

Melhorias no Cemitério
Uma pauta importante, que bem verdade não dá muito voto, foi trazida para a sessão pelo vereador do PP Renato Rosso: melhorias no Cemitério Municipal. Vinculado à Segurança Pública, Renato vê o local como ponto abandonado pela Administração Municipal. Em pedido de providências, o vereador reiterou solicitações que faz desde 2017, pedindo melhorias, acessibilidade, e mais dignidade ao tratamento das famílias que vão lá para se despedir de seus entes queridos. Renato quer que a Prefeitura faça um projeto técnico completo com as demandas necessárias para transformar o cemitério em exemplo para a região. Com o material, se dispôs a peregrinar pelos gabinetes dos deputados buscando recursos para as obras saírem do papel.

Baita Agenda
Essa semana, o diretor do Escritório da Cidadania Rodrigo Ferreira destravou processos da Assistência Social em Porto Alegre. O político está destravando recursos da Consulta Popular, para formação de mão de obra, e também deliberando emendas parlamentares. Usou a influencia de seus correligionários do PSB nas articulações na capital.

 548 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *