Mobilização pelo IF

Colunistas Geral

O prefeito em exercício Fernando Vasconcellos tirou um coelho da cartola em levar São Sepé para a discussão da expansão dos IF’s, Institutos Federais de Educação. Depois de Fernando, vários outros municípios resolveram entrar na disputa, como São Gabriel, Santo Ângelo e Nova Santa Rita. Bem verdade, quem está mais adiantado nisso é o município de Santa Maria, pela força dos deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, que são alinhadíssimos com o Governo Federal. Correndo por fora, a Prefeitura de São Sepé já apresentou estudo técnico com a viabilidade do município em receber o IF, já que esse programa federal tem como diretriz priorizar municípios sem escolas de ensino técnico e superior. A vizinha Santa Maria já tem duas escolas técnicas e dezenas de faculdades, além de grandes universidades, incluindo a também federal UFSM.

Pauta da Educação
Fernando Vasconcellos é criativo na busca de soluções de médio e longo prazo. Como professor, sabe a força da Educação para desenvolver uma região. De lambuja, no projeto de trazer um IF para São Sepé, Fernando estima que haverá uma agregação de valor nas empresas da cidade, já que junto com uma instituição de ensino, vem atrás muito investimento federal.

Lembrando da UNIPAMPA
Em um passado recente, São Sepé participou ativamente para a criação da UNIPAMPA, Universidade Federal que se instalou em diferentes municípios da região da campanha. Mas a mobilização não deu tão certo. Embora a UNIPAMPA tenha sido criada, São Sepé ficou chupando o dedo, sem nenhum campus da nova universidade. Foram contempladas dez cidades da metade sul: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Tá on
O complexo do Clube de Mães, no bairro Pontes, que em março teve uma revitalização na sua quadra e praça de brinquedos, agora tem internet wi-fi livre para a comunidade. O sistema oportuniza internet grátis e era uma proposta do Governo Municipal. O projeto vai ser estendido gradativamente para todos os espaços públicos de São Sepé.

Tudo anotado
O subprefeito Lauro Ouriques tem uma nova função, que acumula com o trabalho que desenvolve junto a comunidade do Terceiro Distrito: anotar todos os pedidos de providências dos vereadores e encaminhar, um a um, junto com o Secretário da Infraestrutura Leopoldo Farias. Lauro fica na sessão legislativa e anota tudo em uma agenda. A mudança no atendimento aos edis já foi notada na Câmara de Vereadores. Ao mesmo tempo, o prefeito João Luiz Vargas destacou um integrante da equipe para acompanhar, pela TV Câmara, todos os pedidos também. As questões são cadastradas e encaminhadas no outro dia, para cada secretaria responsável.

Aliás…
O ex-presidente da Câmara de Vereadores Tavinho Gazen é pouco reconhecido pelo grande trabalho que fez como chefe do Legislativo. Entre as inovações, Tavinho implantou, em março de 2011, as transmissões ao vivo das sessões pela internet, que depois se popularizou pelas Câmaras de Vereadores de todo o Estado. Além disso, o político pedetista articulou mobilizações regionais de vereadores, que forçou o DNIT a tirar o pedágio que era cobrado na BR 116, em um trecho de 500 metros usado pelos sepeenses para retornar de Porto Alegre.

Formiguinha
Como líder do Governo Municipal, Tavinho Gazen, do PDT, consegue articular bem as pautas do Poder Executivo entre os vereadores. Mantém alta média de aprovação de projetos, costurando as aprovações com a sugestões de vereadores da situação e da oposição. Se desgasta, defendendo a Administração Municipal, e é humilde em não exigir publicidade das muitas ações que faz, por dentro do Governo, para atender a população. Diferente dos demais vereadores, que atopetam a Prefeitura de pedidos de providência, Tavinho visita as secretarias e despacha direto com os gestores. É o jeito formiguinha de resolver os problemas, sem expor as fragilidades que o Governo Municipal tem.

 2,486 Visualizações,  8 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *