Inteligência Artificial em veículos

Colunistas Geral

A inteligência artificial já está presente há bastante tempo na tecnologia dos veículos. Com a implementação dos sensores e softwares de inteligência artificial, os veículos autônomos poderão interpretar adversos e evitar situações de acidentes de trânsito. A tecnologia tem avançado muito nas últimas décadas e não temos dúvidas de que a solução para diminuir esta mortandade no trânsito mundial, será através da inteligência artificial, já que a inteligência humana não consegue conter a violência no trânsito.

Alguns seres humanos, de alto grau de inteligência, chegavam a afirmar, que a solução para os acidentes de trânsito no Brasil, seria o uso das teorias aplicadas na física e da própria matemática, ou seja: “Precisamos retirar de circulação 60% da nossa frota de veículos, ou criar mais 50% de novas rodovias”. Isto é o óbvio, pois assim como está não tem condições de segurança e o resultado de tudo isso é essa mortandade diária no nosso trânsito. A conhecida “lei seca” completou 15 anos de vigência, já assustou os motoristas bêbados, mas não assusta mais no presente momento, porque não cumprem penas de prisão, usam das brechas da própria lei e escapam pelo “fura da malha”, lembram aquele caso do médico de Campo Grande, foi condenado por homicídio, saiu da cadeia porque a pena era inferior a 4 anos, era bêbado contumaz e voltou a cometer outro atropelamento com morte, sendo recolhido preventivamente, mas já deve estar em liberdade novamente para cometer o 3º homicídio.

Então, a esperança é a inteligência artificial, inclusive para legislar, fiscalizar e aplicar as penas, com automação muito rígida e segura. A inteligência artificial está muito presente nas fábricas e montadoras de veículos. Em Caxias do Sul, RS, foi apresentado nesta semana, um projeto de produção comercial em parceria com a Marcopolo, para fabricar ônibus elétricos totalmente automatizados, que comandam o sistema de direção, freios, acelerador e câmbio automático. Os sensores conseguem mapear o meio ambiente ao redor e registra a presença de outros veículos e pessoas atravessando as faixas de segurança.

Pelo sistema de inteligência artificial, já em desenvolvimento, os veículos poderão deslocar-se sem condutores por sistemas artificiais e sensores de tecnologia moderna. No Brasil, já existem esses veículos modernos e com sensores capazes de identificar sinais de trânsito, semáforos, faixas de segurança e pedestres em movimento. Entre as vantagens dos veículos inteligentes, estão: “O comando artificial, não ingere álcool, nem drogas psicoativas, o que certamente apresentará resultados muito positivos para a redução das mortes no trânsito.

 485 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *