Bicitáxi

Colunistas Geral

Será que é possível viver em algum lugar do mundo sem veículos como, caminhões, ônibus, táxi ou motocicletas? Segundo a população de Veneza do Marajó, é possível sim. É interessante essa matéria publicada pelo G1, pois é muito difícil imaginar que uma civilização, por pequena que seja, não usem algum tipo de veículo para atender às suas necessidades do dia-a-dia.

Evidentemente que Veneza fica localizada no arquipélago do Marajó e não é nenhum povoado novo, já contabiliza mais de 133 anos de existência e encontra-se ao norte do Pará. A cidade de Afuá tem mais de 37 mil habitantes, é de causar inveja aos ambientalistas, pois é proibido por lei a entrada de veículos movidos a combustão neste local do Pará. A “Ordem do dia” é o uso somente de bicicletas. Por lá é tudo de bicicletas como táxi, carro de bombeiros e principalmente as ambulâncias de emergências.

Os defensores dessas “biciambulâncias” dizem categoricamente, que as chamados de emergências são atendidas com muita rapidez, “com certeza, mais rápido do que se fosse o SAMU”, que emperra na chamada central de atendimentos e quando vencem a burocracia até chegar no local de atendimento, o paciente já partiu, principalmente se for cardíaco.

A estrutura, inclusive de transporte público é o bicitáxi, só não sabemos como funciona a “lei seca” no Norte do Pará. Esse utilitário bicitáxi, é uma adaptação de bicicletas, verdadeiras “engenhocas” capacitadas a transportar no máximo duas pessoas, mas o criador do bicitáxi Sr. Raimundo Souza, afirma que dá para levar mais gente, dependendo da necessidade, basta dar uma “apertadinha”. Veja bem, isso aí funciona como carro de resgate também, é adaptado inclusive com “maca de socorro”. É seguro e confortável, afirma o criador.

Então, desta pequena amostragem, passamos a entender por que a Organização das Nações Unidas já decidiu e confirmou ao mundo, que a próxima Conferência Mundial sobre as mudanças climáticas, será realizada no Brasil, em Novembro de 2025, em Belém, no Pará. É necessário que a organização da Cop-25, não esqueça de convidar o Sr. Xi Jinping, pois a China, é um dos países responsáveis pela maior produção de poluição na atmosfera do mundo. Quanto ao bicitáxi, China, Japão e Coreia do Sul, nos dão aula nessa modalidade alternativa de combustíveis fósseis.

 1,772 Visualizações,  10 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *