Fantástico

Colunistas

Fantástico

Não me canso de elogiar porque o fato merece elogio. A Prefeitura, através da Fundação Afif Jorge Simões Filho e parcerias privadas, fez uma das maiores programações de natal da região. Sem dúvida nenhuma estes últimos dias foram pontos altos do município, com eventos, atrações, ações sociais, enfeites, luzinhas e muita fé em dias melhores. Parabéns a todos os envolvidos, que deram esperança no apagar das luzes de 2021, um ano marcado pela pandemia, uma tragédia onde o Brasil perdeu mais de 600 mil vidas e a gente, aqui, viu partir mais de 60 conterrâneos. Que o Poder Público siga assim, mobilizando a comunidade em busca de paz, conforto, alegria e esperança.


Juntos

Os prefeitos de São Sepé, João Luiz Vargas, e Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini, combinaram como proporão o convênio de obras nas estradas que dividem os municípios. A proposta gera economia, uma vez que os municípios acabam combinando de deslocar a máquina que está mais perto para consertar as vias da divisa.


Brigão

Em postagem no Facebook, o prefeito Sérgio Coradini reclamou do abandono da ERS149, nesses programas de pavimentação do Governo do Estado. Foi infeliz, porque a manifestação com crítica foi na postagem do único deputado estadual Beto Fantinel, do MDB, o que está defendendo a manutenção da rodovia junto ao DAER. A zanga de Coradini com a condição da estrada não é de hoje, mas a briga foi desnecessária.


Já está no Plano

Beto Fantinel, articulado e bem relacionado com o diretor-presidente do DAER Luciano Faustino, tem sido eficiente no encaminhamento dos projetos de retomada de obras de pavimentação da região. A mais recente conquista foi o início do asfaltamento da ERS 516, obra paralisada há mais de meio século. As melhorias da RS 149 são pedidos que constam no Plano de Melhorias do Governo do Estado, mas ainda faltam ajustes técnicos do projeto, além de conciliação política para que o projeto seja prioridade no orçamento.


Espaços Públicos

A Prefeitura de São Sepé está inaugurando melhorias em espaços urbanos, com qualificação de áreas para prática de esportes. Nesta semana, foram reabertas as quadrinhas do PAMADE, com a construção de quadras de areia, para vôlei e futebol, além de basquete. São coisas que há anos não existiam, e rememorou saudades nos antigos desportistas. O espaço do PAMADE não estava tão valorizado desde que o atual vereador Humberto Stodutto, do PP, era Secretário de Esportes e Lazer. Defensor da bandeira do esporte, Humberto participou do Grenal Solidário, evento que marcou a entrega do espaço do PAMADE reformado para a comunidade. Pelo que o degas observa, desde 2019 pouco investimento acontecia no lugar.


Crescendo como rabo de cavalo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou que o PIB será de 4,1% maior em 2021 e 1% em 2022. Esse dado é um fracasso. A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todas as riquezas produzidas no país, foi revista para baixo pelo IPEA. Os dados divulgados quarta-feira passam a estimativa de PIB de 4,8%, no trimestre terminado em setembro, para 4,5%. Em 2020, o PIB do Brasil caiu 4,1%.


Agro não está tão Pop

De todos os setores da economia, o que diminuiu a produção foi o agropecuário. Aliás, os três principais setores da economia tiveram o crescimento revisto pelo Ipea. A indústria deve crescer 4,9% em 2021 e os serviços 4,5%. Já a agropecuária teve a projeção de crescimento de 1,2% revista para uma queda de 1,2% este ano, justificada pelos problemas climáticos que afetaram a safra e pela piora do desempenho na produção de bovinos, além da forte revisão do crescimento do setor em 2020 nos dados das Contas Nacionais do IBGE. Para o próximo ano, a projeção do Ipea para o crescimento total do PIB foi revista de 1,8% na divulgação anterior para 1,1%, dependendo ainda do comportamento climático para avaliar a produção primária.

 217 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *