SÃO SEPÉ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

Na sexta-feira, 1 de setembro, na Fundação Afif, aconteceu a Conferência Municipal de Cultura “Ressignificar e integrar o fazer Cultura”, de São Sepé.
Na ocasião, representantes da área cultural reuniram-se no auditório Ulysses Guimarães para apresentar falas de diferentes segmentos sobre o tema cultura e os impactos no desenvolvimento da região.
Abrindo a Conferência, o Vice-Prefeito e Presidente da Fundação Afif, Fernando Vasconcellos, apresentou o Painel “Os desafios na gestão de Cultura e a integração com os setores da administração de São Sepé”.
Na sua fala, Vasconcellos apresentou o trabalho realizado por ele e pela equipe da Fundação Afif ao longo da gestão. “Eu sempre digo que a nossa missão enquanto cultura é estarmos integrados na busca da transversalidade que pregavamos quando assumimos a administração de São Sepé. Quem já geriu o público sabem bem a dificuldade que a gente tem para cuidar do dinheiro que não é só nosso e ao mesmo tempo, parece que estamos inseridos em um sistema que foi feito para dar errado. Um sistema que foi feito para engessar e atrasar a vida das pessoas; no fim a gente só consegue achar uma forma de burlar o sistema, sem estar fora da lei, com planejamento”, explicou ele.
Na sequência, a Secretária Adjunta da Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, e o Assessor de Políticas Públicas da Sedac, Fabrício Marquezin, discorreram no seu Painel sobre LIC e FAC e o fomento ao setor cultural por meio da SEDAC.
“Passamos de 31 milhões da nossa Lei de Incentivo desde 2019, para 70 milhões em 2022, e estamos próximos de chegar nesse valor novamente em 2023, com a crescente nos projetos. Em 2022 tivemos 421 projetos financiados pela LIC em mais de 272 municípios, um número bastante relevante”, destacou a Secretária Gabriella Meindrad.
“Com certeza é um prazer estar novamente aqui em São Sepé, porque é uma referência para nosso Estado. Tenho verificado pelas redes que alguns municípios vieram buscar referências nos eventos daqui de São Sepé; então parabéns, é muito importante pra Secretaria estarmos aqui falando para vocês”, exaltou o Assessor Fabrício Marquezin.
Na parte da tarde, a Conferência continuou com o Painel: “Marketing digital e o uso das estratégias de divulgação nas redes sociais”, com Inácio Lemos e Alexandre Fonseca, da Agência Publique.
“Hoje a Fátima falou da importância dos eventos terem que vir de um grupo de pessoas e não do gestor. Isso é uma realidade muito forte, eu tenho uma concepção de evento que vai muito em direção ao que ela falou: o que valida um projeto ou um evento é o público. Pode ser um projeto lindo, com um intuito maravilhoso, mas se nós não agregarmos, se as pessoas não prestigiarem o evento, ele não tem porque acontecer. Por isso o marketing é um grande aliado, através dele nós vamos chegar em mais pessoas e despertar o interesse nelas”, falou Inácio Lemos da Agência Publique.
Logo após, a Professora Lara Cornélio, idealizadora do Movimento Eco Cultural, falou sobre a importância dos movimentos culturais no desenvolvimento social.
“A realização dessa conferência é um grande avanço para a cultura em São Sepé. Este é um evento que ressalta a importância da cultura sepeense, reforça os talentos e é muito importante para termos consciência que às vezes a gente exporta muita coisa e parece que aqui não existe. Mas São Sepé é muito rica culturalmente e não podemos deixar isso se perder”, destacou a Professora Lara Cornélio.
Encerrando o evento, o Painel: “Educação Empreendedora e Economia Criativa”, com a Gestora de Projetos Estratégicos (Porão Criativo), Greice De Bem Noro. “Não adianta falar em inovação se o que temos em mãos não está acontecendo da forma correta. Por que economia criativa é algo tão importante, aliás em todo o lugar que eu vou, eu acho uma coisa muito incrível, eu sempre estou falando de economia criativa, mas vocês sabem me dizer o que é economia criativa? quem faz parte dela? o exemplo é do empreendedor criativo, do cara que transforma, que através da criatividade e da capacidade intelectual consegue através da cultura, da arte, gerar economia”, exemplificou a Gestora Greice Noro.

 385 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *