Plano Diretor I

Colunistas Geral

Se for pela apresentação da audiência pública desta semana, o novo Plano Diretor de São Sepé agradará gregos e troianos. Como libera e facilita a construção de empreendimentos novos, os empresários ficaram faceiros. A administração municipal também gostou do trabalho feito pelos técnicos contratados, já que o novo plano diretor tende a aquecer o mercado imobiliário, aumentando a receita municipal com tributos. De lambuja, o trabalho defende a consolidação da cidade, minimizando impactos ambientais, conforme já definido pelo decreto municipal de emergência climática, assinado em 2021.

Plano Diretor II
Qualquer que fosse a alteração do Plano Diretor, já seria boa. Isso porque o trabalho feito pelo ex-prefeito Léo Girardello engessava qualquer construção ou empresa que quisesse se instalar em São Sepé. O tal “zoneamento”, impedia abertura de empresas sem um extenso rol de documentos. Na tentativa de fechar tudo, muitos empresários acabavam fazendo seus trabalhos na informalidade, não arrecadando ISSQN para a Prefeitura. Ou seja, a emenda saia pior que o soneto: sem formalização das empresas, quem perdia era a própria administração municipal, que deixava de recolher com impostos municipais.

Pai do Plano
O Plano Diretor vai virar uma lei municipal, a ser encaminhada para a Câmara de Vereadores nas próximas semanas. Caberá aos vereadores aperfeiçoarem o estudo, com sugestões e emendas, para que o interesse da comunidade seja garantido. Quem está fazendo a articulação técnica e política da proposta, ouvindo engenheiros, arquitetos, empresários e as instituições é o diretor do Escritório de Desenvolvimento Onéssimo Curto. Se tudo der certo, na sua gestão, Onéssimo vai conseguir destravar esse que é o maior desafio da Prefeitura no que se refere ao desenvolvimento econômico.

Tudo Junto
Enquanto alguns integrantes do PP estão faceiros com a possibilidade de Rodrigo Ferreira ou Matheus Leão, do PSB, de serem vice na chapa do pré-candidato a prefeito Léo Girardello, outros militantes mais conservadores – e que já conhecem os políticos do PSB – preferem uma chapa própria. Na coligação de oposição, não se surpreendam se estiverem juntos antigos adversários ferrenhos, como os ex-prefeitos Léo e Paulo Leão, o ex-vereador Paulinho Nunes e o empresário Filipe Ilha. Paulo Leão e Paulo Nunes sempre foram críticos fortes aos governos de Léo, assim como Ilha, que até hoje não poupa críticas ao ex-prefeito.

Semanaça
A semana de aniversário do município está cheio de programações, desde a última segunda-feira. Nas redes sociais da Administração Municipal, a agenda preparada pela Fundação Afif Jorge Simões Filho em parceria com Secretarias e Escritórios da Prefeitura está sendo bem recebida pela comunidade.

Esticadinha
Com o intuito de facilitar o pagamento de IPTU, Prefeitura está tentando de todas as formas que os sepeenses consigam viabilizar o pagamento do imposto. Com isso, além de melhorar a arrecadação, evita-se o ajuizamento de cobranças. Essa semana, através do diretor do Escritório de Governo Gabriel Leão, uma sugestão de empurrar o prazo para pagamento do IPTU, com os devidos descontos, até o dia 10 de maio. As guias podem ser atualizadas no site ou diretamente no balcão de atendimento da Prefeitura.

Feriadão
Amanhã é o último dia do feriadão que a Prefeitura pode fazer, em função do ponto facultativo decretado pelo prefeito João Luiz Vargas. Como segunda é feriado municipal e quarta é feriado nacional, com o ponto facultativo na terça, tem gente que só volta pra Prefeitura na quinta-feira. Daí, já é quase sexta. Enforcando aqui e atrasando ali, o feriadão fará o Poder Público municipal andar a passos lentos na próxima semana.

Sem Feriado
O cartório eleitoral, para cumprir os prazos do TSE, vai fazer plantão nos próximos dias em São Sepé. O cartório fica na frente da Câmara de Vereadores. Lá dá para fazer título, trocar dados, e atualizar informações do eleitor. Além do atendimento presencial, dá para acessar o site do TRE na internet, onde todas as funcionalidades estão disponíveis 24 horas por dia. O prazo para ajeitar o título eleitoral e tirar certidões negativas termina dia 8 de maio. Depois, o sistema só volta a funcionar em novembro.

 656 Visualizações,  10 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *