Última Chance

Colunistas Geral

É no próximo sábado, dia 6, o último prazo para regularização de documentação de quem quer concorrer em 2024. Quem está por dentro da política, sabe das datas de cor, mas o cidadão comum se atrapalha. E é disso que a política está precisando: cidadãos comuns participando. Se alguém está reclamando dos vereadores, do prefeito, do vice, dos secretários, o caminho mais inteligente de mudar a política é entrando nela. É só escolher um partido, tem vários, das mais diferentes ideologias. Fazer a filiação e se preparar para em outubro estar com a fotinho na urna.


Troca Troca

Uma possível troca de partido entre os vereadores atuais não está descartada, mas, em tese, não deve acontecer. Depois da especulação de que Renato Rosso sairia do PP, e Matheus Leão sairia do PDT, vai dar a lógica. Ambos têm mais viabilidade no partido em que estão, e, caso eleitos, poderão deixar a sigla com mandato em 2025. No caso de Renato, seus eleitores são, na maioria, pessoas conservadoras. Embora tenha grande pegada popular, o vereador do PP mais perde do que ganha abandonando a sigla no apagar das luzes. Já Matheus Leão tem muitos de seus eleitores vinculados às pautas do PDT: juventude, espaços públicos e Educação. Aliás, o jovem foi a grande aposta do partido, e creditou a ele grandes projetos do Governo Municipal, como o transporte gratuito de universitários, a pavimentação até o bairro Zenari, o Castramóvel e a implantação do Programa de IPTU Verde. Deixar o PDT nesta altura do campeonato soaria como traição.


Jovens Jornalistas
Aliás, a juventude do PDT vem forte em 2024. Além de Fernando Vasconcellos, que faz um trabalho na Prefeitura que inspira outras gestões do PDT, e Matheus Leão, que está consolidado como vereador, o partido aposta na presidente da Juventude Socialista Camila Fogliarini e no jornalista Mateus Barreto. Camila tem trabalho mais vinculado ao PDT raiz, já que é a militante mais ativa dos trabalhistas da nova geração.
É uma aposta política também do órgão de mulheres da sigla, chamado Ação da Mulher Trabalhista, presidida pela Secretária da Educação Márcia Aires. Por outro lado, Barreto é um ativista social desde sempre. Defensor de pautas da comunidade LGBT, mal lançou-se pré-candidato e já acendeu empolgados apoiadores. Se depender dessa gurizada, o PDT vai longe.

Experientes
O PP vem fazendo reuniões do Diretório Municipal preparando a campanha deste ano. Na plateia, figuras históricas do partido, como os ex-prefeitos Cleri Schroder e Volney Teixeira, além do ex-prefeito e presidente da sigla Léo Girardello. Gente de peso, com passagem reconhecida na política local. Se nestes últimos anos o PDT consolida-se como o partido de jovens, o PP pode ser apresentado como uma sigla que buscou na experiência a arma para disputa eleitoral.

Só se for os dois
Na assinatura do Protocolo de Intenções visando uma possível coligação entre PDT, MDB, PT, PSDB, Solidariedade e Cidadania, o prefeito João Luiz Vargas e o vice Fernando Vasconcellos deixaram a entender que só concorrem se os dois estiverem na chapa. A dobradinha, que deu certo na eleição passada, trabalha afinada na Administração Municipal. Mexer agora não seria o mais adequado para um futuro governo.


Sucesso ao Cubo
A Páscoa das Mercês já reuniu centenas de sepeenses em frente da Fundação Afif Jorge Simões Filho. Quem organizou o evento foi o dinâmico trio Fernando Vasconcellos, Sofia Silveira e Tibiara Prussiano. Agora, a meta é transformar a páscoa como atividade corrente no calendário de eventos do município, e atrair o público regional, como já acontece com o Natal e o Carnaval.

Tem Peça
O vereador Eto Vargas, do PP, garantiu que tem peças de reposição para as máquinas chinesas compradas nos governos do seu partido, que estão quebradas na Secretaria da Infraestrutura. Na sessão da Câmara de Vereadores, mostrou as fotos dos estoques xing ling para o Rio Grande do Sul. Conforme Eto, até o prefeito de Formigueiro volta e meia vai lá buscar peças para conserto das máquinas do município vizinho.

 843 Visualizações,  11 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *