Com objetivo de buscar respostas sobre problemas enfrentados na rede municipal de educação, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores convidou no dia 28 de janeiro, membros da Secretaria Educação do município para fazer alguns esclarecimentos sobre merenda escolar, falta de professores e transporte escolar. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores e foi transmitida AO VIVO pela TV Câmara.
O presidente da Comissão, vereador Felipe Ilha (NOVO), questionou sobre a falta de professores ou monitores de creche e quantos alunos tem na rede municipal. Segundo a secretária Paula Machado, atualmente contam com dois mil alunos e faltam dois professores de educação especial devido o aumento da demanda, treze professores para atender a turma de educação infantil de quatro e cinco anos, um de matemática, um de geografia, um de ciência, três cozinheiras, cinco auxiliares de serviço gerais, uma secretária de escola e doze monitores de apoio às crianças. Ainda segundo a Secretária, já foi encaminhado para a Prefeitura a nomeação de nove professores de anos iniciais, dois professores de educação especiais que foram aprovados em concurso público.
Outro ponto abordado durante a reunião, foi a situação do transporte escolar e os atrasos dos pagamentos a empresas contratadas. Conforme Rita Moreira, responsável pelo setor, atualmente há 36 linhas terceirizadas, além das linhas realizadas com veículos próprios, de transporte escolares e algumas delas está em caráter emergencial. Mencionou, ainda, que no contrato há a previsão de pagamento, e a empresa contratada podem exigir multa da administração por atraso. Ainda sobre o transporte escolar, foi questionado sobre a fiscalização e fraudes durante a vistoria de veículos.
Sobre a merenda escolar, Felipe Ilha perguntou sobre a cozinha comunitária e a entrega das merendas nas escolas e se há alimentos suficientes para os alunos. Cláudia Brum, secretaria adjunta, mencionou que a cozinha comunitária está inativa desde o final do ano passado, ainda disse que o atendimento na escola otimiza os trabalhos e é melhor para todos, inclusive para os alunos que repetem.
Participaram da reunião membros da secretaria de educação do município, os vereadores Felipe Ilha (NOVO), Leopoldo Faria e Clécio Pigatto (PDT), motoristas do transporte escolar e Conselheiras Tutelar.
360 Visualizações, 6 Hoje