Palavra Afiada

Colunistas

Popular –  Em evento histórico, o novo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marlon Santos, do PDT, tomou posse para uma gestão que promete ser de conciliação, diálogo e equilíbrio entre os poderes. Relator do Orçamento do Estado há muitos anos, Marlon tem condições de ajudar o Governo Estadual no debate para o saneamento das contas públicas. Em 2018, o político surge nas sondagens como um dos candidatos mais votados do Estado. Ele concorrerá a deputado federal.

Havan – O empresário catarinense Luciano Hang, dono da Havan, quer abrir 50 lojas no Rio Grande do Sul nos próximos anos, além de outros investimentos em Pequenas Centrais Hidroelétricas. Seria interessante a Prefeitura de São Sepé, junto com a Câmara de Vereadores e algumas instituições da cidade, fazer uma proposta apresentando São Sepé e sua capacidade logística, em função das BR’s 290 e 392. Isso porque, além das lojas, a Havan terá que construir depósitos para os produtos e pontos de distribuição de mercadorias. Entrar no projeto de expansão da rede Havan no Rio Grande do Sul seria uma excelente bandeira suprapartidária para o município.

Pé frio – O degas aqui esteve em Mata anteontem, horas antes do assalto às três agências bancárias do município. Bota azarado. Há cerca de um ano e pouco virei refém do assalto ao Sicredi de São Sepé. Pela segunda vez, não sei se participar de assalto é questão de sorte ou azar, uma vez que não me feri. Uma coisa é certa: nunca o sistema de segurança pública foi tão ineficiente como nesses tempos de parcelamento de salários.

Permuta –  A Câmara de Vereadores aprovou uma lei que autoriza a Prefeitura a permutar funcionários com outros municípios.  A alteração atende a solicitação de alguns professores municipais que trabalham por meio da permuta na cidade de Caçapava do Sul. O projeto visa adequar os servidores, já que cada município possui plano de carreira próprio, impedindo uma comparação direta entre os níveis da carreira do magistério público municipal.

Te mexe – Organizadíssimos, os arrozeiros da região organizaram a edição 2018 do movimento “Te Mexe Arrozeiro”. O chamamento começou nas redes sociais, culminando em um encontro em vários lugares do País, que mobilizou milhares de produtores rurais.  A discussão, como em anos anteriores, é o alto custo de plantio comparado com o preço da venda. Um dos encontros aconteceu na vizinha Restinga Seca, onde o articulado prefeito Paulinho Salerno expressou o apoio do Poder Público no pleito dos arrozeiros. O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, que também é lavoureiro, foi uma das lideranças políticas mais identificadas com o setor, no encontro que teve mais de 60 municípios presentes.

Casa Nova – A Defensoria Pública de São Sepé está em novo lugar alugado, na Rua Percival Brenner, número 1766. Para os próximos anos, a tendência é que o órgão inaugure sua sede própria, construída no terreno doado pela Prefeitura, lá pertinho do Ginásio de Esportes, onde estarão também o novo Fórum e o Ministério Público.

Desarticulado – O governador José Ivo Sartori não conseguiu organizar a base aliada e sequer pôs em votação a proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que pedalava por mais três anos o pagamento da dívida com o Governo Federal. A expectativa do Governo Estadual era aprovar a renegociação e vender alguma estatal, como CEEE e CRM, para fazer um caixinha e adimplir o atraso dos salários dos servidores. A medida, embora paliativa, era a última bala da espingarda do PMDB para tirar a corda no pescoço.

 204 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *