Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Denúncia
A Prefeitura de São Sepé foi alvo de denúncia no Tribunal de Contas do Estado, relativa a compra de pneus, onde algumas falhas foram detectadas nos processos de licitações do ano de 2017. Nesta semana, dia 22, a Primeira Câmara do TCE julgou o processo nº 015400-0200/17-0, onde a denúncia, ainda em segredo de justiça, foi avaliada. A decisão será encaminhada à Câmara de Vereadores e a orientação é que a Prefeitura deve evitar as falhas observadas nos processos licitatórios. Este assunto pode ser apontado no exame das Contas do ano de 2017 do prefeito Léo Girardello.

Infarto do Miocárdio
Alguns munícipes estão tendo ataque cardíaco quando abrem o envelope com os carnês do IPTU de 2018. Na semana passada a Prefeitura iniciou a distribuição dos boletos e já deu para perceber a readequação da planta de valores do imposto. Conforme a Secretaria de Finanças, a alteração reflete na fórmula para se chegar ao valor pago por cada imóvel. Em tese, imóveis mais bem localizados e com estrutura maior pagarão mais impostos do que aqueles que estão nas periferias.

Poucos Solidários
O Solidariedade de São Sepé, partido que nasceu pouco antes da eleição de 2016 para abrigar o vice da chapa do PP, tem poucos filiados na cidade. Em função do diminuto espaço no Governo Municipal, a agremiação tem perdido sua militância. Pelos corredores da política, dizem que o Solidariedade é pouco solidário com seus membros.

Bombou
No sábado passado, o jovem Beto Fantinel, ex-presidente estadual da Juventude do PMDB, foi abraçado por mil pessoas em sua festa de aniversário, no CTG Sentinela da Querência, em Santa Maria. O evento mostrou a força política do pré-candidato a deputado estadual, que fará dobradinha preferencial com os candidatos a deputado federal da sigla na região. O governador José Ivo Sartori, presente no evento, revelou que Beto é uma das esperanças de renovação do PMDB no Estado.

Diferentão
A política do PMDB da região central do RS é diferente daquela que constrange a política do Mampituba para cima. Embora desgastado por opções políticas questionáveis, José Ivo Sartori é criticado por seu governo, mas não por seu carisma. Em Santa Maria, o governador foi bem recebido por militantes de diversos partidos.

Nem nome de beco I
O debate sobre o critério para a escolha do nome de ruas, praças e órgãos públicos, levantado no Facebook essa semana, deixou os participantes unânimes em um pensamento: os políticos responsáveis por esta decisão utilizam interesses pessoais, muito distantes da visão coletiva de valorizar homens e mulheres que foram importantes para a sociedade.

Nem nome de beco II
Um belo exemplo das falhas da nominação de ruas e praça é a falta de homenagem a figura do inesquecível Mônico Jorge Gonçalves, pai da professora Kirmá Mota. Ele, que teve saliência na política local, sempre foi um homem que ajudou pessoas transportando, gratuitamente, doentes para hospitais da região, doando remédios, além de ser um dos responsáveis pela construção do Instituto de Educação Tiaraju, presidente do Clube do Comércio, secretário de obras, vereador, comissário de menores e juiz de paz naquela época em que político não recebia salário. Mesmo assim, este currículo não motivou nenhum vereador a alcunhar sequer uma esquina com nome deste grande sepeense.

 190 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *