Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Voltando a votar no PDT
O vice-prefeito de São Sepé confirmou sua candidatura a deputado estadual na convenção do partido Solidariedade em Porto Alegre. O político fará dobradinha com Cláudio Janta, que já fez votos na cidade na eleição passada. Depois de saírem do PDT, Janta e o vice-prefeito optaram por coligar com os trabalhistas na eleição estadual. Ambos já declararam apoio a Jairo Jorge, que concorre a governador.

Food deu certo
Depois de certa polêmica, a proposta que regulamenta os food trucks em São Sepé foi aprovada na Câmara de Vereadores. Foram definidos 17 locais onde os comerciantes poderão estacionar seu veículo e vender alimentação das 18h até as 6h da manhã. O polêmico bus truck, estacionado na pracinha da CRT, que tem atraído grande público e feito competição com os bares locais da cidade terá que ser movimentado alguns metros para perto do Corpo de Bombeiros. A proposta acabou agradando gregos e troianos.

Bola Dentro
O articuladíssimo secretário de desenvolvimento econômico Sandro Brum mostra sua competência com mais trabalho do que discurso. Por este motivo o político organizou a proposta do novo Distrito Industrial sem muita polêmica. Alinhavou a compra e conseguiu dinheiro do magrelo cofre público sem traumas para o fluxo orçamentário do município. Depois de adquirir uma área de 9,65 hectares ao lado da Usina Termelétrica de São Sepé, a Prefeitura organizou e fez esta semana o lançamento do Novo Distrito Industrial. Golaço para o planejamento, pois joga empreendimentos próximo à estradas e energia. Golaço para o desenvolvimento econômico, pois fomentará mais geração de renda para o município.

Na paz
Se havia alguma rusga dentro do PP, o tempo se encarregou de resolver. No lançamento do Novo Distrito Industrial os três pepistas que foram prefeitos pela sigla andavam lá, de mãos dadas e com ar de grande intimidade. Léo Girardello estava acompanhado do seu sogro, Volney Teixeira, e do seu antecessor, Cleri Schröder, em clima de muita interação. Pelos boatos que correm nos corredores da política, Cleri quer concorrer a prefeito em 2020.

Profecia
O ex-prefeito José Maria Picada e sua equipe, lá na década de 70, já haviam feito a previsão de que o Distrito Industrial adquirido depois do Bairro Lili esgotaria sua capacidade em 40 anos. A inauguração da primeira área destinada a indústrias se deu com o Plano Diretor de 1978. Quatro décadas depois, bem como estava escrito na profecia, Léo Girardello lança o novo distrito industrial, que deverá alavancar a arrecadação da Prefeitura nos próximos anos.

Bronca
Os chefes da Prefeitura e o magistério municipal não andam vivendo momentos de amor. Isso porque o Executivo não abre mão de discutir o Plano de Carreira dos professores com a interrupção de algumas vantagens já consolidadas. Na verdade, o estranhamento nasceu quando Léo Girardello optou pela queda de braço para não aumentar os salários dentro da lei do Piso Nacional, coisa que agora o Poder Judiciário já começou a conceder. Essa prorrogação no pagamento dos salários, dentro da regra nova legislação, só desgastou o Executivo. Agora, para discutir uma alteração na modelagem do Plano de Carreira, os professores exigem que esteja expresso o valor do salário inicial dentro das margens da lei do Piso Nacional.

Noiva da Eleição
A senadora Ana Amélia Lemos, do PP, está sendo pressionada pelo PSDB para aceitar o convite de Geraldo Alckmin para compor sua chapa, na condição de vice-presidente. A senadora pretende disputar a reeleição e seu partido já declarou apoio a Jair Bolsonaro. A pressão dos interlocutores foi tanta que Ana Amélia chegou a ter uma crise de hipertensão na segunda-feira. Ela estava em campanha visitando o Hospital Geral de Caxias do Sul e acabou sendo internada lá mesmo. O pico de pressão, conforme o jornalista Políbio Braga, atingiu 17 por 11.

 161 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *