Juíza eleitoral da 82ª Zona de São Sepé fala sobre Eleições 2018

Destaque

A juíza eleitoral da 82ª Zona Eleitoral, dra. Marcela Pereira da Silva, reuniu a imprensa de São Sepé para falar sobre as Eleições 2018. Este ano elegeremos representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador 1ª vaga, senador 2ª vaga, governador e presidente. As eleições acontecem no dia 7 de outubro, das 8h às 17h, no primeiro turno. No caso de segundo turno, a votação acontecerá 28 de outubro.

Em São Sepé são 16.281 eleitores aptos a votar, após o processo de recadastramentos, mais de 4 mil eleitores do município tiveram seus títulos cancelados, por terem perdido o prazo para fazer o recadastramento, a juíza pede para que esses eleitores, com títulos cancelados, não comparecerem às seções eleitorais no dia da eleição. E que após as eleições procurem o cartório eleitoral para regularizar a situação. Quem tiver dúvida sobre sua situação eleitoral pode consultar o site do TRE.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a questão do E-Título, aplicativo que pode ser baixado pelo celular. Com este aplicativo o eleitor não precisa levar o título, nem outro documento no dia da votação. Os mesários estão preparados para receber os eleitores com o E-Título. O aplicativo também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais.

Para quem fez biometria, o e-Título serve tanto como título digital como documento com foto. Quem não tem o aplicativo precisa levar um documento oficial com foto. Ele pode ser a carteira de identidade, o passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O voto é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos e facultativo para eleitores com idade entre 16 e 18 anos, e eleitores com idade superior a 70 anos.

A magistrada ressaltou que eleição cancelada por votos nulos é um mito, os votos computados para eleger os representantes são todos os votos válidos, e destacou a importância do exercício do voto, “por meio do voto decidimos como será nossa vida”, destacou.

Voto nulo ou em branco cancela eleição é mito: Confira no vídeo:

A ordem de votação na urna eletrônica será:

1º Deputado Federal (4 dígitos)

2º Deputado Estadual (5 dígitos)

3º Senador 1ª vaga (3 dígitos)

4º Senador 2ª vaga (3 dígitos)

5º Governador (2 dígitos)

6º Presidente (2 dígitos)

Este ano os eleitores votarão para duas vagas de senadores e não é possível votar duas vezes no mesmo candidato. Em caso de repetição, o segundo voto é automaticamente anulado, sem prejudicar as demais votações.

A juíza também destacou que o eleitor deve estar  tranquilo no dia da votação, votar com calma para não anular o voto. É permitido levar um cola, com os números de seus candidatos. A cola é disponibilizada pela Justiça Eleitoral, (na edição impressa do jornal A Palavra desta sexta-feira, 28 de setembro, virá um exemplo da cola para recortar).

É permitido também ao eleitor usar camiseta, bottom, adesivo ou bandeira de seu candidato, desde que sua manifestação seja individual. Aglomerações e distribuição de material eleitoral, no dia da eleição, é proibido e considerado “boca de urna”.

“É importante que o eleitor exerça seus direito ao voto, e que respeite a diversidade de ideias, que saia de casa respeitando quem pensa diferente”, destacou a dra. Marcela.

Para finalizar a juíza eleitoral falou sobre a lisura das urnas eletrônicas, destacando que os eleitores podem confiar que não é possível violar o resultado do voto. Acompanhe no vídeo abaixo:

 

 

 290 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *