Palavra Afiada – Eduardo Vargas

Colunistas

Sexo na Praça
A novidade da virada de ano foi a cena de sexo na Praça das Mercês, junto dos enfeites preparados pela Fundação Cultural, em plena noite de réveillon. Pela quantidade de câmeras de segurança existentes no local, é de se pensar que a polícia já identificou quem foram os safadinhos. Caso contrário, é melhor aposentar o maquinário tecnológico contratado pela Prefeitura para fazer as filmagens dos munícipes na zona urbana.

Um bom ano para a gente
As posses de Jair Bolsonaro e Eduardo Leite concluíram o processo de renovação na administração do País e do Estado, dando sequência a liturgia política em que aqueles que tiveram seus candidatos derrotados (como eu) devem legitimar o mandato daqueles que obtiveram mais votos na disputa eleitoral. O próximo passo é torcer para que a coisa dê certo, uma vez que não convém rezar para o navio afunde sendo a gente parte da tripulação. Que 2019 seja um ano de prudência e retomada de crescimento, no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Simples I
Enquanto Dilma Rousseff e Michel Temer eram pessoas sofisticadas, com prazeres acima da média da população, o novíssimo presidente Jair Bolsonaro é simples como chinelo Havaianas. Por estratégia de marketing, Bolsonaro faz questão de jactar-se da simplicidade. Na assinatura do termo de posse dos 22 ministros que comporão o primeiro escalão de seu governo, o presidente posou segurando uma caneta Bic, diferente das canetas banhadas a ouro das outras posses. Um dia antes do evento, Bolsonaro foi ao barbeiro retocar o corte do cabelo e passou no caixa eletrônico para sacar dinheiro.

Simples II
O governador Eduardo Leite é parecidão com José Ivo Sartori no quesito simplicidade: ambos não ostentam o glamour do poder. Leite não parece marquetizar essa postura e talvez por este motivo o jeito cole mais no político. Durante a posse, o governador prometeu ser um gestor “online e on time”, marcando o perfil de facilidade de comunicação com o eleitor.

Federal I
O ex-secretário da Segurança do RS Cezar Schirmer foi convidado pelo Ministro Osmar Terra para assumir uma diretoria do Ministério do Desenvolvimento Social a partir da semana que vem. Experiente e bom gestor, Schirmer será ponto positivo no governo federal.

Federal II
O jovem Beto Fantinel, suplente de deputado estadual do MDB com fabulosos 30 mil votos, também foi convidado para compor o governo de Jair Bolsonaro. O político estará no Ministério do Desenvolvimento Social de Osmar Terra.

Sujíssimo I
A cidade de São Sepé está super suja e esta época do ano ajuda a deixar a situação pior. São centenas de pontos de acúmulo de lixo nas calçadas, além da falta de capina nos meios-fios. Os bairros Pontes, Santos, Kurtz e Lôndero viraram lixões a céu aberto pela falta de capricho da Prefeitura.

Sujíssimo II
A falta de respeito com a limpeza pública gera constrangimento até em quem já serviu ao município como prefeito, como no caso do ex-prefeito Inca Tonetto, que vê a esquina de sua casa no Bairro Kurtz como um depósito de lixo e matagal. No final de semana entre o natal e réveillon o problema se agravou: sem coleta de lixo nas segundas e terças que antecederam os feriados e sem a capina da rua, o local estava absolutamente intransitável.

Nas mãos do PP
O prefeito Léo Girardello deve aproveitar o bom espaço que o governador Eduardo Leite está dando ao PP para acelerar os projetos de São Sepé no Governo do Estado. Além de Otomar Vivian como chefe da Casa Civil, Leite confirmou o deputado estadual Frederico Antunes na liderança do governo na Assembleia. Foi como líder que Antunes comandou a base aliada nas primeiras votações da sessão extraordinária de ontem. A matéria a ser votada nesta semana é a reforma administrativa com a definição das atribuições das novas e reformuladas secretarias.

 201 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *