Exército de um homem só

Colunistas

Exército de um homem só

O degas aqui assumiu, pelo grupo, a coordenadoria regional do PDT. É uma entidade vinculado ao partido que busca organizar as campanhas eleitorais. Criado nos tempos que o Alceu Collares era governador, as regionais do PDT são entidades que tem espaço de fala nas decisões do partido. Pela primeira vez São Sepé encabeça a coordenadoria, ainda que, lá no passado, Caio Vidal, Onéssimo Curto e Tavinho Gazen tenha integrado a entidade na condição de vice. Nos últimos anos, quem comandava a coordenadoria regional era o histórico Marcelo Bisogno, que concorreu a prefeito de Santa Maria nas últimas eleições e é, depois de João Luiz Vargas, Osvaldo Nascimento e Renan Kurtz, o trabalhista que mais votos fez pelo partido na história da região. Marcelo, no PDT, sempre foi um guerreiro e merece todo o reconhecimento, pois trabalhou com pouquíssima estrutura e construía suas eleições quase como um exército de um homem só.

Tomara que eu esteja errado, mas a ESA não vem

Ainda que Santa Maria esteja organizadíssima para receber a Escola de Sargentos, duvideodó que o presidente Jair Bolsonaro traga para o Rio Grande do Sul o investimento militar. A articulação política da cidade de Ponta Grossa tem me chamado atenção, porque o governador Ratinho JR, filho do apresentador de televisão Ratinho, tem feito uma campanha forte com nomes de peso ligados ao presidente para levar a ESA para Ponta Grossa no Paraná. Aqui em Santa Maria, o nome que poderia ajudar o prefeito Jorge Pozzobom nesta articulação é o do Senador Luiz Carlos Heinze, vinculado ao ex-vice Sérgio Ceccin, com quem o prefeito não está muito alinhado. Uma coisa deve ser dita: todo o esforço midiático que a Prefeitura de Santa Maria tem feito para trazer a ESA é invejável, mas faltam figuras ligadas a Jair Bolsonaro para o peso político ser maior. Toda a região quer a vinda da Escola de Sargentos para Santa Maria, mas – pelo que parece – uma briga de vaidades políticas pode fazer o Estado perder o investimento para Ponta Grossa.

Bota bem I

A articulação da Assessora de Políticas de Inclusão, Micheli Trindade, e do Diretor do Escritório da Cidadania Paulinho Nunes está rendendo coisas boas para a comunidade. O papel do Poder Executivo tem sido facilitar as ações de solidariedade de empresas e pessoas da comunidade. Esta semana, mais uma leva de dezenas de cestas básicas chegou como doação da iniciativa privada. Entre as ferramentas para que isso ocorra está o Banco de Alimentos, projeto antigo da Prefeitura que acabou saindo do papel.

Em baixa

As últimas reuniões para amarrar a nova direção do PP em São Sepé não estão rendendo bons frutos. Na última, algo aconteceu para que o vereador Humberto Stoduto decidisse deixar de ser Líder da Oposição na Câmara de Vereadores. Ele já tinha saído de todas as comissões permanentes da casa. Em clima de constrangimento, o vereador manifestou que largou a liderança da oposição porque o ambiente interno do partido não está “apropriado e nem consistente”. A convenção do PP será no final do mês e, pelo que parece, não é só Humberto que está contente com os rumos que a sigla está tomando.

Em alta

O jovem professor Chiquinho Ribeiro Lopes será o presidente da Comissão Provisória do PSDB em São Sepé. O grupo conta com mais uma gurizada buena: Ângelo Oliveira, Igor Trindade de Souza, Quirmair Correa e Márcia Torres. O ninho tucano estava vazio em São Sepé, e foi reaquecido pela articulação, pelas beiradas, do deputado federal Lucas Redecker. Pela tendência, a sigla vai absorver pepistas e pedetistas descontentes.

Base Local

Entre as redes de conexão do novo PSDB no Rio Grande do Sul está a possibilidade de trazer recursos do Governo do Estado para os pequenos municípios. O grupo também tem foco de trabalho em projetos vinculados a Secretaria Nacional da Cultura, antigo Ministério da Cultura, hoje encabeçada pelo ator Mário Frias.

 392 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *