ANTECIPAÇÃO DO IPVA

Colunistas

Os proprietários de veículos que quiserem antecipar o pagamento do IPVA 2022, já podem efetuar o pagamento e, desta vez, também na modalidade pix, fica excluída a possibilidade das casas lotéricas. Aqueles proprietários de veículos que têm direito à restituição das taxas pagas no ano passado e que posteriormente foram reduzidas, terão um abatimento de crédito neste ano. O DPVAT, conforme já foi anunciado pelo Governo Federal, neste ano de 2022 não será cobrado.

Os proprietários de veículos precisam ficar atentos para a mudança do calendário de licenciamento dos veículos que sofreram alterações. Conforme a nova tabela, não haverá mais as cinco datas de licenciamento e sim duas datas. A primeira data coincide com a do parcelamento do IPVA, ou seja, placas de finais 1, 2, 3, 4 e 5 vencem em 30 de junho, às demais placas de finais, 6, 7, 8, 9 e zero, vencem em 31 de julho de 2022.

A péssima notícia é que embora o governo não tenha elevado a alíquota do imposto no RS, devido a essa supervalorização dos carros seminovos e usados pela tabela Fipe, haverá sim um aumento assustador de mais de 22% referente a avaliação venal dos veículos. “Governos nunca perdem, aliás, são construídos para sempre levar vantagens sobre os contribuintes”.

Esta antecipação do IPVA, já é mais uma esperteza do Governo Gaúcho, que por traz dessa situação, precisa “fazer caixa” do Tesouro Estadual, principalmente para os meses de Janeiro e Fevereiro, então lança esse desconto do IPVA para arrecadar mais no início do ano. Haverá um estímulo também para os que anteciparem o IPVA, sobre a cobrança das taxas de serviços, ou seja: Quem antecipar todo o valor do IPVA agora até o dia 30 de Dezembro de 2021, terá abatimento de taxas até 66,70%. “Tudo isso são formas de atrair as presas”.

Lembram daquele benefício fiscal criado para contemplar o “bom motorista”, somando tudo chegava a 35% e depois por sucessivos governos foram “rabonando” até chegar a este momento do quase zero. São apenas trocadilhos, palavras de efeitos mediáticos.

Na realidade os cofres dos Estados e Municípios, ficarão recheados no primeiro trimestre de 2022, o IPVA é uma das maiores receitas de Estados e Municípios.

Por fim: Aos que anteciparem o pagamento do IPVA do ano de 2022, só receberão o documento de licenciamento digital a partir da virada do ano. Entretanto, não há o que se preocupar pois o licenciamento do ano de 2021 ainda está valendo, até julho de 2022.

 3,615 Visualizações,  5 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *