Palavra Afiada

Colunistas Geral

Na disputa
O vereador Matheus Leão, do PDT, está sendo sondado para concorrer a deputado estadual em outubro. A decisão em colocar seu nome na disputa, conforme Matheus, caberá ao partido. Antes de concorrer, é natural que haja um alinhamento entre outras figuras vinculadas ao Governo Municipal, como o vice-prefeito Fernando Vasconcellos, que também já está sendo cortejado para candidaturas. A trajetória de Matheus segue a boa linha da família, já que o político tem pedegree: é neto do líder João Galvão Leão, filho do ex-prefeito Paulo Leão e da ex-vereadora Tânia Leão, e sobrinho do ex-vice prefeito Zezinho Leão.
Voz da Educação
O ex-reitor da UFSM Paulo Burmann é uma das apostas do PDT para deputado federal. Gestor com ótimos resultados na universidade, Burmann se vale da projeção que outros reitores de Universidades Federais lhe dão. A pauta do político será a defesa de investimentos em Educação, que é a agenda histórica dos trabalhistas.
A juventude está on
Ideia que surgiu na campanha eleitoral de 2020, pela boca de políticos jovens de todos os partidos, a Prefeitura vai por em prática o evento Semana da Juventude Sepeense. O encontro vai reunir debates sobre empreendedorismo, educação, saúde mental, esporte e cultura. Quem está organizando a ação é a Fundação Afif Jorge Simões Filho, e começa na próxima segunda-feira. Quem quiser participar, acompanha nas redes sociais da Prefeitura e da Fundação Afif para conhecer a programação.
Juventude Empreendedora
O foco que o presidente da Fundação Afif Jorge Simões Filho Fernando Vasconcellos quis dar para a Semana da Juventude Sepeense é a temática do empreendedorismo. Para isso, chamou para um debate algumas referências jovens que tocam seus negócios em São Sepé. O objetivo é motivar os sepeenses em traçar planos de vida que contemplem investir no município.
Candidatíssimo
O governador Eduardo Leite vai sair do PSDB, rumo ao PSD, para concorrer a presidência da República. Quem confirmou isso foi o próprio presidente nacional do PSD Gilberto Kassab, que trouxe para o partido também a ex-senadora Ana Amélia Lemos, que concorre ao senado novamente. Leite combinou com Kassab a estratégia de campanha, que inclui uma coligação com o MDB no Rio Grande do Sul.
Candidatíssima
A ex-deputada Manuela D’Ávila será a candidata ao Senado na chapa de Edegar Pretto, pré-candidato a governador pelo PT. Militante histórica do PC do B, Manuela tem o apoio indireto do PT e do PV, já que os partidos formarão uma federação, novo instrumento da lei eleitoral, que é tipo uma coligação só que dura quatro anos. Com base nas pesquisas encomendas por diferentes partidos, em que aparece sempre nas primeiras colocações para o Senado, o PT quer Manuela reforçando a chapa.
Sem máscara
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinou ontem à noite um decreto liberando geral o uso de máscaras em Porto Alegre. Pela nova norma, não é necessário usar o equipamento de proteção dentro das salas de aula, fora das salas de aula, nos supermercados, em shopping centers, academias e em qualquer local interno.
Um ícone
Morreu essa semana um dos ícones na comunicação que levou o nome de São Sepé longe, seja nas ondas das emissoras de rádio, seja na publicação de artigos de opinião: o jornalista Paulo Mesquita faleceu deixando um grande legado de ações e muita saudade aos amigos e fãs. Mesquita também investiu na política, quando foi secretário no governo de José Maria Picada na década de 80. Entre as iniciativas dele, inovador, está a redação do Código Tributário Municipal e pareceres no Conselho do Plano Diretor. Atuou também como comentarista e repórter das rádios Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes, Imembuí e Sucesso, trabalhando com nomes como Lasier Martins, Wianey Carle e Armindo Ranzolin. Sem dúvida, um ativista da comunicação que o Rio Grande do Sul perde.

 6,632 Visualizações,  8 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *