Equipe da Saúde realiza campanha contra Doença de Chagas

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé Saúde

No dia 14 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Doença de Chagas. A data, busca dar visibilidade à doença e aumentar a conscientização da população sobre a importância de melhorar a detecção precoce, ampliar a cobertura diagnóstica e o acesso à atenção clínica.

Em São Sepé, a Secretaria da Saúde oferece 10 Postos de Informação de Triatomíneos (PIT) – locais onde a comunidade pode entregar o inseto suspeito a fim de facilitar as ações de monitoramento do vetor. Os pontos de coleta estão localizados nas zonas de difícil acesso (nas Unidades Básicas de Saúde Rurais e Vila Block) e na área central (na Vigilância Ambiental do município, localizada junto ao Centro Administrativo Social).

Do PIT, o vetor é levado ao laboratório de referência do Estado para identificação. Os triatomíneos são insetos que podem ou não estar contaminados pelo agente causador da doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi; estes insetos, vetores da doença de Chagas, se alimentam de sangue de animais e humanos – chamados de barbeiros ou chupões vivem em ambientes silvestre e rural. Para contato com os Agentes de Combate a Endemias é realizado através do telefone 3233 8160.

 432 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *