Atualidades da semana

Colunistas Geral Política

Fervendo
As polêmicas da Câmara de Vereadores de São Sepé andam fervendo, de umas semanas para cá. Os embates mais salientes foram por questões periféricas da pauta legislativa. Na semana passada, o assunto foi divergência na torcida de times de futebol de salão, já nesta semana, a discussão se deu pelo contraponto que o presidente do PSDB, Chiquinho Lopes, fez aos comentários do vereador Renato Rosso, do PP, sobre o governo de Eduardo Leite.
Baita Idéia
O vereador Matheus Leão, do PDT, pressionou bastante para que a Prefeitura iniciasse a distribuição de absorventes dentro do Programa Entre Nós, que visa atender jovens das escolas públicas. Aprovado pela Câmara de Vereadores desde o segundo semestre do ano passado, o projeto pendia de encaminhamentos das secretarias de Educação e Saúde, já que o ineditismo deste tipo de investimento gerou questionamentos jurídicos. No Poder Legislativo, vereadores da oposição apontaram que o projeto geraria custos ao Executivo Municipal, coisa que é proibida pela Constituição Federal. Mas o prefeito João Luiz Vargas e o vice-prefeito Fernando Vasconcellos, vendo a justificativa técnica e o impacto do programa apresentado pelo vereador Matheus, acabaram corrigindo o vício de origem do Projeto de Lei, sancionando a matéria.
Pioneiro
São Sepé foi um dos primeiros municípios do Brasil a aprovar uma política social para vencer o que os técnicos chamam de “pobreza menstrual”. Em estudo recente feito em cidades médias e pequenas do Brasil pela Johnson & Johnson Consumer Health mostrou que a pandemia agravou o cenário de falta de dinheiro para compra de absorvente para estudantes: 29% das famílias tiveram dificuldades financeiras nos últimos 12 meses para comprar produtos para menstruação e 21% têm dificuldade todos os meses. A pobreza menstrual tem reflexo direto na saúde física de pessoas que menstruam: muitas mulheres foram afetadas por problemas vaginais nos últimos 12 meses pelo uso de produtos não indicados para absorver a menstruação: 28% tiveram infecção urinária ou cistite; 24% tiveram candidíase; 11% infecção vaginal por fungo e 7% infecção vaginal por bactéria.
Zerou a Fila
A Secretaria da Saúde zerou a fila de demandas por próteses dentárias no município, com o 5º mutirão de atendimentos do Programa São Sepé Sorridente. A ação é uma das meninas dos olhos da secretária Carla Pinto Portella e da coordenadora da Policlínica Municipal Clarissa Guimarães. Desde maio de 2021, o programa já contemplou mais de 160 pessoas, com a distribuição gratuita de dentaduras e próteses parciais.
Chapa Fechada
O único pré-candidato a governador que está com a chapa fechada é Luis Carlos Heinze, do PP. A coligação deve envolver o PTB, que indicou como vice a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino. A comandante Nádia, também vereadora na capital, que passou por MDB e DEM e agora está no PP, será a candidata a senadora.
Candidato Secreto
Depois do PDT protagonizar uma fiasqueira em ensaiar Romildo Bolzan como pré-candidato a governador sem a anuência do mesmo, o PSDB gaúcho cria arestas ao menosprezar o potencial eleitoral do atual governador Ranolfo Vieira Jr. Pelos cantos, os tucanos querem é que Eduardo Leite volte a concorrer, mesmo que seja improvável sua vitória. Na cabeça dos mais relevantes personagens do Governo Estadual, a chave da sucessão do atual governo está na mão do jovem e dinâmico Gabriel Souza, do MDB, que foi líder do governo de José Ivo Sartori e tem alinhamento direto com Leite e seus aliados.
Centrão
Inspirado em coligações nos municípios, é provável que com a desistência de Romildo Bolzan, o PDT tente compor um frentão com PSB e PSD. Sempre bem situado nas pesquisas, o pessebista Beto Albuquerque deverá ser o candidato a governador, com Vieira da Cunha, do PDT, de vice. É a chapa da terceira via, já que do lado bolsonarista existem as candidaturas de Luis Carlos Heinze, do PP, e Onyx Lorenzoni, do PL, e pela via lulista corre solto o dinâmico Edegar Pretto, que postulam o cargo majoritário.

 7,286 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *