Atualizações da semana

Colunistas Geral Nossa Gente

Bate, desenrola, joga de ladinho
Viralizou um vídeo do prefeito João Luiz Vargas mostrando sua habilidade precária na dança dos hits do Tiktok. O vídeo, gravado por um espectador curioso foi interpretado de forma amistosa pelos pedetistas, que conhecem o estilo folclórico do líder político que não esconde a jovialidade mesmo completando 70 anos em 2022. A performance artística irreverente aconteceu durante o aquecimento do Dia do Desafio organizado pelo Sesc.
Mobilização trabalhista
Ontem a noite centenas de pedetistas participaram em Caçapava do Sul de um encontro político visando acelerar as mobilizações de Vieira da Cunha como pré candidato a governador pelo partido. Com a desistência de Romildo Bolzan, Vieira tornou-se uma alternativa caseira para compor chapa majoritária da chamada Terceira Via. É incomum encontrar alguém do PDT que não goste de Vieira, mas o processo de escolha do candidato, à fórceps pela executiva estadual magoou militantes que apostam em candidaturas mais populares e menos técnicas. Vieira da Cunha é promotor de Justiça e já foi deputado estadual e federal.
Dança das cadeiras
Entre os pré candidatos do PDT para governador do estado, Vieira da Cunha nunca foi alternativa. Os nomes cogitados sempre foram de João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé, Paulo Azeredo, vereador em Monte Negro e Paulo Burmann, ex reitor da UFSM. Sem prazo para desincompatibilização dos cargos, todos eles não tiveram a oportunidade de disputar a indicação para pré candidatura.
Pela manutenção da BR290
São Sepé somou-se aos municípios da região pedindo recursos do Estado para investimentos em rodovias federais. A polêmica matéria teve reprovação de 11 das 21 associações de municípios que participaram da votação da FAMURS nessa semana. Sete se disseram favoráveis e outras três se mostraram indecisas. Quem capitaneia a busca de recursos para a região é o ex-prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, do PL.
Muitas Obras
A Prefeitura de São Sepé está iniciando obras de pavimentação e drenagem nos bairros Santo Antônio, Vargas, Londero e Cristo Rei, além de abertura da licitação da Av. Idelfonso de Moraes, que liga até o Bairro Zenari. É o maior número de obras concomitantes da história recente do município.
Orientativo
Após anos atuando somente de forma virtual antes mesmo da função da pandemia, o Tribunal de Contas do Estado realizará, em 2 de junho, em Santa Cruz do Sul, o primeiro de uma série Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs), retomando uma prática interrompida em 2017. O evento destina-se a orientar gestores públicos – de prefeituras e Câmaras Municipais – na busca por administrações mais eficientes. Pela manhã haverá um painel de abertura com abordagens de interesse geral. À tarde serão disponibilizadas salas com temas específicos como nova Lei de Licitações, Lei Geral de Proteção de Dados, planejamento e gestão municipal em educação, planejamento e fiscalização de obras públicas e auditoria concomitante de concursos públicos, entre outros temas.
Regime
O Rio Grande do Sul está a um passinho de aderir ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal) proposto pelo Governo Federal. É um refinanciamento que impõe limites orçamentários e espicha a dívida por mais anos. Essa colher de chá tem um custo, principalmente aos servidores públicos, que não poderão ter aumentos acima da inflação. Além disso, são cortados investimentos e abre a porta para privatizações de empresas públicas que ainda estão sob controle do Estado, como Banrisul e CORSAN.

 2,301 Visualizações,  10 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *