Estatuto do motorista

Colunistas Geral

Essa era mais uma grande idéia do Senador gaúcho Paulo Paim. Ele vive um grande momento de sua carreira política, sempre construindo bons projetos como o Estatuto do Idoso, da Igualdade Racial e dos Deficientes. Sua carreira é realmente de causar inveja a muitos “Legisladores” do Brasil. São quatro grandes projetos que ficarão eternizados na memória do povo Brasileiro. Com isso, o Senador Paim conseguiu sua reeleição com muita tranquilidade e sendo um dos senadores muito bem votado em São Sepé.

Sobre o Estatuto do Motorista:

Uma simples iniciativa como essa, mas com uma abrangência tão grande que vai modificar completamente a vida dos motoristas. Esse projeto de lei nº 271/2008, vem sendo discutido com toda a Sociedade Brasileira, todos os segmentos envolvidos ou suas representações como: Associação Brasileira de Transportes Internacionais, Entidades e representações de motoristas de caminhões autônomos, ônibus, táxi, entre outros.
Temos a certeza de que aí vem a grande solução para resolver o grave problema do nosso trânsito. Enquanto até hoje se discute a melhor forma de resolver os problemas de acidentes e nenhuma deu o resultado esperado, com criação de várias leis, como a “lei seca” entre outras. Na esfera da Justiça, com verdadeiras “batalhas Jurídicas” que se arrastam até a prescrição dos delitos, para definir se o crime de acidente de trânsito é doloso ou culposo, se tinha a intenção de matar ou não, se o “embriagado” ao dirigir assumiu o risco de provocar o acidente ou não. A grande solução deverá surgir fora dos tribunais.
Esse Estatuto do Motorista, na realidade ele já se transformou em outras várias leis que recentemente foram aprovadas pelo Congresso Nacional regulamentando todas essas relações de trabalho, como: Limites de Jornada de trabalho, limites adicionais de jornadas dos motoristas, intervalos para descanso, tempo máximo de direção no período de 24 horas, tempo mínimo para descanso, piso salarial, exigências aos “Estados” de locais adequados nas rodovias para o estacionamento e descanso dos motoristas com áreas de segurança etc. É realmente um grande projeto e vem no bom momento quando sabemos que as causas da maioria dos acidentes com mortes envolvendo caminhões é por excesso de jornada dos condutores, que acabam tomando remédios para não dormir, ou até mesmo drogas como o conhecido “rebite” e outros.
Portanto, em um momento como o atual, de muitos acidentes de trânsito é importante saber que alguns legisladores estão propondo leis para a melhoria do nosso trânsito

 221 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *