Política da semana

Colunistas Geral

Apropriação de Espaços Urbanos
A Prefeitura de São Sepé retomou o projeto de requalificação de praças dos bairros, ajeitando quadras, bancos e instalando playgrounds. Pracinha da CORSAN, Pamade, bairros Londero, Cristo Rei e o Pontes já estão em obras. As próximas intervenções serão nos bairros Tatsch e Kurtz. No cronograma estão obras na Vila Block e na Praça do centro.

Operação Lava Praça
Neste final de semana, um grupo de voluntários vai lavar o pavimento da Praça central. A ação é preliminar a decoração do natal, feita com criatividade pela Fundação Afif Jorge Simões Filho. Na linha de frente das melhorias urbanas, o vice-prefeito Fernando Vasconcellos acompanha cada serviço prezando pela qualidade e baixo custo das intervenções.

Novo Rumo
O vereador Humberto Stodutto, que saiu do PP, estuda um novo rumo partidário para seu grupo. Bom de voto e com atuação firme de oposição na Câmara de Vereadores, a reeleição de Humberto passa por uma criteriosa escolha até o prazo da legislação eleitoral, em março de 2024. Carente de lideranças no grupo que não venceu a eleição de 2020, Humberto está sendo sondado, inclusive, para compor uma chapa majoritária na próxima eleição.

Bloqueado
O STF propôs uma ação forte contra lideranças gaúchas que incentivaram os bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul após a derrota de Jair Bolsonaro. O Estado é o que teve mais gente da política envolvida em protestos. Entre as medidas, estão ações judiciais e bloqueios em contas bancárias. Nenhum sepeense, ao que se saiba, foi arrolado entre os organizadores da manifestação.

Consulta Popular
Até o dia 23 de novembro, gauchos podem votar no programa Consulta Popular, que visa destinar recursos do Governo do Estado conforme demandas escolhidas pela população. As regiões com mais votos levam mais dinheiro. A eleição, que não é obrigatória, pode ser feita pelo WhatsApp, no telefone 51 98924-1547.

Presidente do PL
O deputado federal Giovani Cherini, que se reelegeu com expressiva votação, reassumiu a presidência do PL do RS.
Cherini tinha cedido o posto ao colega de bancada Onyx Lorenzoni. O sepeense Gilson Brenner, amigo de Onyx, está organizando o PL em São Sepé visando participar da eleição municipal de 2024, no vácuo da Direita deixado pelo PP.

Compondo
O governador eleito Eduardo Leite está juntando os cacos da sua base na Assembleia Legislativa, já que o PP, partido que lhe deu ampla maioria no primeiro mandato, acabou apoiando Onyx Lorenzoni. Para tanto, tem aberto espaços generosos no governo para políticos que, semanas atrás, eram adversários ferrenhos. Um dos casos é do santiaguense Marcos Peixoto, que ficou com a terceira suplência de deputado federal do PP, com mais de 17 mil votos. Na semana passada, o jovem foi nomeado como diretor administrativo e financeiro do DETRAN, cargo ocupado até então pela jovem Inajara Gonçalves da Rosa, que não é pessoa conhecida na política.

Abaixo do Tiroteio
Sucesso nas eleições de 2020 e 2022, mesmo sem se eleger, a dirigente do PSOL de Santa Maria, a jovem negra Alice Carvalho teve sua casa atingida por um tiro na madrugada do último domingo. Ela denunciou o caso nas redes sociais e já realizou um boletim de ocorrência. Alice foi a candidata a deputada estadual mais votada do PSOL em Santa Maria, tendo conquistado 9.350 votos na última eleição. Em 2020 ela foi a candidata mais votada da cidade a vereadora, com 3.371 votos, mas não se elegeu porque o partido não atingiu o quociente eleitoral. O crime parece ter motivações políticas.

Captando
Os projetos culturais de São Sepé estão sofrendo para conseguirem financiamento da LIC, lei que beneficia empresas que doam parte do ICMS para ações socio-culturais. A mudança nas regras do Conselho Estadual de Cultura tem branqueado o cabelo daqueles que buscam recursos extraordinários para atividades culturais e de lazer para a região. Nessa lista de prejudicados, está o Natal – que terá que ser organizado com recursos próprios – e o Sinuelo da Canção Nativa, que ficou para o primeiro semestre do ano que vem.

 365 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *