Se beber, não dirija

Colunistas Geral

Especialistas em trânsito afirmam que no período do carnaval é o pior momento para as autoridades de trânsito e o próprio Ministério da Saúde. Essa mistura carnaval e álcool não dá certo, é o pior momento para o Brasil, é quando os hospitais e pronto atendimentos ficam lotados de pacientes vítimas dos acidentes de trânsito. Na sua maioria, são pessoas acidentadas em situações gravíssimas e grande parte até vão a óbito ou ficam em situações de deficiência para o resto da vida.
Segundo a pesquisa global feita pelo Instituto Canadense “Canadas Guidance Ond Alcohol” não existe consumo de álcool sem prejuízo da saúde. Para a maioria dos jovens do mundo, não existe alegria sem álcool, a comprovação é feita inclusive pelas redes sociais, quando muitos jovens esbanjam copos de bebidas alcoólicas ostentando como se fossem um troféu inusitado. A pesquisa revela ainda que durante a pandemia houve um acentuado aumento do consumo de álcool, inclusive a nível mundial.
Não foi só o consumo de álcool que aumentou durante a pandemia, as drogas também registraram um aumento de 17,2%. (Maconha 7,4 e Cocaína 12%). Essa pesquisa foi realizada entre os anos de 2021 e 2022 em 55 Países, incluindo o Brasil. A grande preocupação é que os jovens estão tendo acesso às bebidas alcoólicas muito cedo e tornando-se dependentes do álcool, que muitas vezes levam para o vício de outras drogas.
O carnaval no Brasil é uma grande preocupação. Sabemos que neste período há uma liberação quase que total para as festas carnavalescas com o consumo de bebidas alcoólicas e pouca fiscalização por parte dos órgãos competentes, isso resulta na elevação das estatísticas de acidentes de trânsito e mortes. Também foi citado nessa pesquisa, que jovens nas cidades maiores alugam casas ou apartamentos unicamente durante o carnaval para realizarem o consumo coletivo de álcool e drogas. É muito fácil perceber quando alguns jovens estão drogados, muitas vezes pelas convulsões, violência e até nos acidentes de trânsito.
Com essa preocupação que o “Dia Nacional de combate às drogas e o alcoolismo” é comemorado no dia 20 de Fevereiro, justamente durante o carnaval. É preciso reflexão e ações efetivas para combater o alcoolismo e o uso de drogas a nível mundial. Então, vamos acompanhar com muita preocupação o carnaval deste ano no referente aos acidentes de trânsito no Brasil. “Se beber, não dirija” e lembre-se que a morte não tira férias.

 293 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *