PREFEITURA ENTREGA KITS SANEAMENTO BÁSICO PARA COMUNIDADE QUILOMBOLA

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

No dia 8 de março, a Secretaria da Saúde de São Sepé proporcionou à Comunidade Quilombola do Ipê kits de Fossas Sépticas, unidades que fazem o tratamento primário do esgoto doméstico, viabilizando saneamento básico para a população.
O incentivo financeiro estabelecido para qualificar a atenção à saúde de comunidades remanescentes de quilombos existe desde 2013, através da Resolução nº 098/13 – CIB/RS, sendo restabelecido através da Portaria SES nº 635 de 2021 – PIAPS, porém somente em 2021 que se iniciou o Plano de Aplicação do recurso desse incentivo financeiro, ao qual a Secretaria, juntamente com os representantes e liderança Quilombola, além da participação da EMATER, Setor de Meio Ambiente da Secretaria da Infraestrutura e a Coordenação da Política das Equidades da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, constatou as necessidades de saúde da comunidade em questão e construiu o plano para uso desse recurso.
Os kits são compostos por um filtro anaeróbico de 325 litros, uma fossa séptica de 325 litros, em torno de 15 metros de tubo 100 mm para distanciamento das residências e pequenos componentes como uniões, fitas, cola e demais itens para instalação.
A entrega aos domicílios ocorreu através de uma parceria com o Setor de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria da Infraestrutura. A instalação dos sistemas será feita nas próximas semanas por equipe especializada da Prefeitura Municipal, que fornecerá servidores, veículos, ferramentas e todo material necessário para as instalações e o bom funcionamento dos sistemas de tratamento de esgoto da comunidade rural.
“Essa é uma reivindicação antiga da comunidade remanescente de quilombos que agora começa a ganhar forma”, destacou a Secretária da Saúde, Carla Pinto. No total, foram 14 famílias beneficiadas com novos kits, isto porque apenas uma casa possuía este sistema de tratamento de esgoto, agora todos terão tratamento adequado.

 129 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *