Amargo

Colunistas Geral

Depois de dois anos aprovando todos os projetos de lei que propôs, o Governo Municipal sofreu um revés de 7X2. O projeto que adequava cargos para atendimento de programas e políticas públicas do Governo Estadual foi rejeitado pelos vereadores com a justificativa de que o período orçamentário está com limites da folha de pagamento comprometido dentro da lei de responsabilidade fiscal. Os vereadores que foram leais ao governo foram o líder Tavinho Gazen, do PDT, e Maninho Pinto, do MDB, que entenderam que a adequação dos cargos objetivava aumentar as receitas públicas e com isso reduzir o índice de comprometimento com a folha de servidores. Em uma reunião bem conduzida pelo presidente Matheus Leão, do PDT, servidores públicos se fizeram presentes para, ironicamente, comemorar a impossibilidade de ampliação das receitas públicas municipais com os programas do Governo do Estado.


Interesses

O vereador Renato Rosso, do PP, argumentou que votaria contra novos cargos porque não acha adequado aumentar despesas com a folha de pagamento neste período em que o TCE indica gasto excessivo com a remuneração dos servidores. Na mesma sessão, o edil votou pelo aumento de salário de conselheiros tutelares.


Exonerado

Mal começou o mandato do presidente Lula e já começam as especulações de troca a troca no primeiro escalão. A bola da vez é o ministro Carlos Lupi, do PDT, que comprou uma briga com banqueiros para reduzir a taxa de juro dos empréstimos consignados dos aposentados. Esta semana Lupi recebeu mais um sinal de que não está agradando: a Casa Civil informou somente na última hora que estava cancelada a reunião em seu próprio ministério para definir este assunto. É que tudo foi decidido por Lula na véspera da reunião. Sem ouvir ninguém do PDT.


Dinheiro em Caixa

O prefeito João Luiz está fazendo um pente fino nas contas de todas as secretarias e escritórios para checar se existem recursos que foram devolvidos ao Governo Federal ou Governo Estadual por falha na execução do projeto ou na prestação de contas. Depois de dois anos na Administração a equipe já está careca de saber como a coisa funciona. Falhas desta ordem, na visão do prefeito, nesta altura do campeonato, são inadmissíveis.


Fogo amigo

A manifestação do vereador Paulinho Nunes, do PSB, criticando a capacidade jurídica do prefeito João Luiz e do líder do governo Tavinho Gazen foi o fogo amigo na sessão da câmara de vereadores. Não é a primeira vez que Paulinho age desta forma, cutucando seus colegas de governo. Com amplo espaço na Administração Municipal, seu partido, o PSB é também responsável por acertos e erros do governo. Talvez falte em Paulinho solidariedade para com seus correligionários que atuam na Administração Municipal e merecem melhoria salarial no seus cargos, em função do seu extenso e dedicado trabalho.

Obra y Obra

Está voando a obra da av. Idelfonso Pires de Moraes, na subida para o Bairro Zenari. O cronograma está sendo antecipado e o projeto tem sido elogiado no Governo do Estado. Com a vinda do Governador do Estado Eduardo Leite para São Sepé, prevista para o mês de abril, o Prefeito João Luiz Vargas e o Presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Leão, pretendem organizar uma agenda de visitas nas obras contempladas pelo Programa Avançar RS.O objetivo é reforçar o pedido para inclusão de São Sepé na segunda etapa do Programa Pavimenta RS.

 2,237 Visualizações,  7 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *