Corrigindo

Colunistas Geral

O degas aqui errou algumas informações acerca da eleição no TRE que vai empossar o juiz sepeense Afif Jorge Simões Neto em seus quadros. Equivocadamente, foi escrito aqui na Palavra Afiada que ele não havia se candidatado. Na verdade, Afif concorreu (e venceu) a disputa interna. Outro equívoco foi a menção de que ele é desembargador do TJ. O correto é informar que Afif está no Tribunal de Justiça como Juiz Convocado.

Barragem do Rio
O prefeito João Luiz Vargas esteve em audiência com o Ministro Chefe da SECOM Paulo Pimenta, em Brasília, que é o embaixador dos prefeitos gaúchos no Governo Federal. A pauta foi a retomada do projeto original da Barragem da Pulquéria, que esteve no orçamento da União em 2015, no Governo de Dilma Rousseff. Depois que Michel Temer assumiu, o recurso foi deslocado para a obra da segunda ponte do Rio Guaíba, que está sendo finalizada. Todos sabem que o assunto tem um fantasminha eterno, que faz com que a obra fique sempre na corda bamba. Embora, atualmente, o tema seja impossível de avançar, a ideia de João Luiz é pegar a onda do Governo Lula, que quer retomar projetos paralisados, como a barragem sepeense.

INFRAERO
Melhorar o aeroporto municipal, que atende exclusivamente aviação agrícola, é outro desafio quase impossível. Mas o prefeito João Luiz Vargas esteve na INFRAERO pedir que melhorem as condições da pista de decolagem, para que o aeroporto sirva de alternativa quando o aeroporto de Santa Maria está fechado por causa da cerração. O grande problema do aeroporto na cidade vizinha é o mal tempo e visibilidade da Boca do Monte, já que – por incrível que pareça – vários voos de Porto Alegre para Santa Maria têm que arremeter de volta para a capital.

Partido Novo
O empresário Filipe Ilha criou esta semana o Partido Novo em São Sepé. Em evento na Câmara de Vereadores, apresentou diretrizes para um Plano de Governo para 2024. A ideia dele é que o Novo tenha 12 candidatos a vereador e embala uma candidatura majoritária também.

Moro no Novo
A passagem do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, liderança nacional do Partido Novo, por Brasília teve como justificativa acompanhar a Marcha dos Prefeitos, mas é a agenda extraoficial do governador que interessa ao partido. Zema tem seduzido parlamentares para crescer a sigla. Na quarta-feira, longe da imprensa, Zema se reuniu com o senador Sérgio Moro, do Paraná, que já está com um pé fora do seu partido, o União Brasil. Lideranças do Novo dizem que o partido “tem feito a sua parte” para convencer Moro da mudança de partido.

Capacitando
Há um programa permanente de qualificação dos servidores e prestadores de serviço da Prefeitura. Inclusive estagiários. No próximo dia 05 de abril, a Prefeitura fará uma oficina com os seus estagiários para tratar sobre atendimento e postura no ambiente de trabalho. O objetivo da ação é auxiliá-los no melhor na formação acadêmica e escolar, e no atendimento aos cidadãos e também tratar sobre as perspectivas no mercado de trabalho. A Oficina é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Sepé com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE e contará com palestras ministradas pelo próprio CIEE, Vice-Prefeito Fernando Vasconcellos e pelo Diretor-Geral do Escritório de Governo Gabriel Leão.

Índice da Folha
O líder do Governo, Tavinho Gazen, do PDT, fez brilhante análise no que se refere à diminuição do índice de comprometimento com a folha de pagamento no orçamento da Prefeitura. Já que não há condições legais de cortar grandes despesas com servidores concursados, e os impactos com CCs são mínimos, a única saída é trabalhar para que aumente a receita pública. Segundo Tavinho, o foco do Governo Municipal deve ser elaborar projetos para captar mais recursos. Matematicamente, aumentando a receita, o índice da folha cairá. E, de lambuja, a Prefeitura poderá fazer mais investimentos e prestar mais serviços.

 1,815 Visualizações,  7 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *