Solução para a Luz I

Colunistas Geral

Um dos problemas crônicos de São Sepé é a iluminação pública. Cidade bem arborizada tem deficiência em claridade, afetada por materiais não tão bons que chegam à Prefeitura por serem mais baratos. Na sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira, o vereador Humberto Stoduto, do PSDB, elogiou o setor, que realmente tem respondido rapidamente as demandas de troca de lâmpadas queimadas. Ocorre que os postes parecem pisca-pisca, já que com a mudança brusca de temperatura, volta e meia a lâmpada apaga. Para o vereador Tavinho Gazen, a estrutura da Prefeitura é pequena, que também prejudica a manutenção do serviço. Foi sugerido, inclusive, a aquisição de novo caminhão equipado com escada para encorpar à equipe da iluminação pública.

Solução para a Luz II
O prefeito João Luiz Vargas está conhecendo modelos de gestão na área de iluminação pública. Desde casos em que 100% do serviço é feito pelo poder público, como naqueles em que a tarefa é totalmente terceirizada. Um meio termo seria a elaboração de uma disputa de Parceria Público Privada, que está em implantação em alguns municípios do Brasil. Esta semana, o prefeito foi conhecer os processos em Porto Alegre e Canoas, em que as Prefeituras apostaram no modelo de PPP.

No Palácio
A comitiva sepeense do PSDB vai na próxima segunda-feira visitar correligionários no Palácio Piratini. A agenda principal é com o Chefe da Casa Civil Arthur Lemos, para encaminhar pedidos da Polícia Civil, Brigada Militar e magistério. Quem puxa a ponta da comitiva é o vereador Humberto Stoduto, recém chegado na sigla, e Sandro Brum, que preside a agremiação em São Sepé.

Revisando o Plano
O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni reagiu com ironia ao anúncio de que o governador Eduardo Leite procurou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para dizer que é inviável o programa do Regime de Recuperação Fiscal ao qual aderiu. Vale lembrar que Rodrigo é filho do ex-candidato a governador Onyx Lorenzoni, que sofreu críticas à desinformação sobre o regime assinado pelo Governo do Estado, durante a campanha eleitoral. O caso virou até meme, com Onyx não conseguindo dar palpite sobre a medida. Nessa semana, Leite explicou que o cenário econômico do ano passado para cá, deixaram inviável o cumprimento das regras do regime recém assinado.

Baita Notícia
O trabalho incansável da Fundação Afif Jorge Simões Filho para buscar recursos extra-orçamentários para a cultura e esporte acaba gerando sempre boas notícias. Esta semana, o planejamento elaborado por Fernando Vasconcellos, presidente da Fundação, começou a se concretizar. O Governo do Estado na quarta-feira aprovou cerca de R$ 100 mil para custear eventos do município. Só conseguiu acessar o recurso prefeituras que elaboraram Planos de Cultura, criaram Fundos específicos e aderiram ao sistema de cultura proposto pelo Governo Estadual.

Inovação
O Diretor de Cultura Lucas Cirolini e o diretor do Escritório de Desenvolvimento Onéssimo Curto estão elaborando projetos de inovação para aplicar na Prefeitura. Ambos tem a meta de colocarem o assunto em pauta em 2023.

Carências
As três grandes deficiências do Governo Municipal são a manutenção das vias da cidade, a capina das ruas e a iluminação pública. A meta era deixar tudo certinho até o final do primeiro semestre deste ano, mas, pelo andar da carroça, o prefeito João Luiz Vargas vai ter que empurrar a solução do problema por mais alguns meses.

Sondando o Soldado
Uma relevante figura da comunidade, na área da segurança pública, foi convidada para concorrer a prefeito em 2024. Homem pouco ligado à política, embora discreto, não demorou muito para declinar o convite. Conforme disse, como servidor público, tem melhores condições de ajudar os sepeenses.

 185 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *