São Sepé já sabia

Colunistas Geral

Ao assinar o decreto de emergência climática em 2021, a Prefeitura de São Sepé programou ações locais para minimizar causas das possíveis alterações climáticas em curso no planeta. Aliás, as chuvas torrenciais de forma simultânea no Rio Grande do Sul, na Líbia, Espanha, China e Grécia, não podem ser consideradas meras coincidências. São os efeitos claros e devastadores das mudanças climáticas promovidas pela ação do homem, não mediada pelo Poder Público. Paralisar o licenciamento da usina de carvão, que estava saindo no São Rafael, foi uma das medidas positivas para não acelerar o processo de instabilidade climática na região.


Coordenada
A ação coordenada da Defesa Civil de São Sepé foi fundamental para que não se tivesse maiores problemas com a chuvarada dos últimos dias. A ação da dupla dinâmica Vládia Freitas, chefe de gabinete da Prefeitura, e Wolney Pedroso, coordenador da Defesa Civil, não parou ainda de atender desabrigados e alagados, principalmente nos bairros mais vulneráveis. Quem dá a estrutura para o atendimento emergencial das famílias atingidas é o Escritório da Cidadania, através da equipe bem articulada pelo diretor Márcio Costa.

Comandante em Chefe
Na viagem do prefeito João Luiz Vargas para Brasília, nesta semana, quem assumiu como comandante em chefe das ações de planejamento para rápida recuperação das estradas, ruas e habitações de São Sepé foi o vice-prefeito Fernando Vasconcellos. Com habilidade de gestor, Fernando convocou uma reunião de emergência da Prefeitura com outros órgãos, como polícias, bombeiros e sindicatos. Cada um apresentou um breve diagnóstico de ações e orquestraram juntos as atividades para os próximos dias. Sem perder tempo, mas fazendo as coisas com a calma e precisão que o momento exige, Fernando se mostrou um bom marinheiro no meio da tempestade.


Tempo Instável
Depois de surfar politicamente bem na onda anti-Onyx Lorenzoni em 2022, que lhe rendeu a inédita reeleição para governador, Eduardo Leite não está vivendo clima ameno como gestor. Na semana anterior, o político teve que responder críticas por não ter dado atenção aos inúmeros alertas do seu time de técnicos de que uma chuvarada sem precedentes dos últimos anos estava chegando ao Rio Grande do Sul. Agora, a cacetada da oposição está focada na demora do Governo do Estado em atender as vítimas das enchentes. Quem teve que voltar às pressas de viagem internacional foi o vice-governador Gabriel Souza, que rapidamente assumiu a bronca e montou seu gabinete lá no Vale do Taquari, bem no olho do furacão, para deliberar in loco as ações de atendimento a população.

Construindo
Depois de perder dois vereadores, o PP está fazendo reuniões para motivar candidaturas. Esta semana, Léo Girardello, novo presidente da sigla, organizou um encontro para discutir estratégias para 2024. Algumas candidaturas que surgem, que podem impulsionar o PP para seguir sendo o partido que mais elege vereadores, são os debutantes Cássio Schroder (filho do ex-prefeito Cleri) e Marino Nascimento (irmão do popular Nôno Nascimento e esposo da conselheira tutelar Ana Nascimento), que tendem a surpreender com excelentes votações.

Trabalhão
A partir da próxima semana, quando parar de chover, a Secretaria da Infraestrutura vai iniciar uma super força tarefa para dar trafegabilidade a todas as principais estradas de São Sepé. A estratégia de prevenir a drenagem das vias com bueiros, coordenadas pelo secretário Leopoldo Farias desde 2021, deu certo. Embora as enxurradas bem acima do normal, as estradas mantem a base, e a recuperação tende a ser mais fácil do que a das chuvas que aconteceram dois anos atrás.

Plena Campanha
As candidatas e candidatos a conselheira tutelar estão em plena campanha. O grande desafio é fazer as pessoas votar, já que esta eleição não é obrigatória. A votação será dia primeiro de outubro, das 8h até as 17h, no Instituto de Educação Tiaraju. Todo mundo que tem título de eleitor poderá escolher até três representantes na disputa. São 13 candidatos que buscam votos dos sepeenses.

Na telinha
O Master Tchê Chef desse ano, em sua terceira edição, vai juntar pais, mães e filhos na culinária campeira. O projeto desse ano, capitaneado pelo presidente da Fundação Afif Jorge Simões Filho, Fernando Vasconcellos, trará quatro entidades na disputa pela premiação. CTG Ronda Crioula, Grupo Calhandra, DTG Coxilha dos Índios e Grupo Caami apresentarão seus destaques gastronômicos na disputa que vai ao ar no dia 18 de setembro, pelas redes digitais da Prefeitura de São Sepé. É coisa de bastante suspense e surpresas. Dá agua na boca assistir.

 497 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *