Inadequada

Colunistas Geral

A reação agressiva de alguns integrantes do diretório do PDT aos vereadores que votaram contra projeto proposto pelo Poder Executivo não foi adequada. Bem verdade, Matheus Leão e Zilca Camargo apostaram que, em um partido que se diz democrático, a divergência tem que ser natural. E estão certos. Cairia bem, inclusive, que a direção do partido fizesse uma avaliação do fato, com a participação da bancada.

Chateado
Há que se entender quem está chateado com a reprovação do projeto que injetaria dinheiro, via empréstimo, para fazer obras de pavimentação e drenagem em São Sepé. A última vez que São Sepé fez isso foi na década de 1990, quando o então prefeito Volney Teixeira contraiu financiamento do Fundo PIMES para obras de pontes e pavimentação de vias.

Confundindo os percentuais I
Segue a confusão de dados do vereador Gilvane Moreira, do PP, sobre o projeto de financiamento que a Prefeitura de São Sepé ia fazer com o BRDE. Na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, Gilvane mais uma vez embaralhou os dados e misturou o que é juro com o que é inflação. Bem verdade, o vereador entende que os encargos totais do empréstimo, com três anos de carência e até 20 anos para pagar, estavam altos. Conforme o BRDE, os encargos totais anuais seriam 6,04% somados a TJLP, que hoje vale 6,55% ao ano. Em uma matemática básica, o valor giraria em torno de 13% totais. O estudo técnico do vereador partiu da planilha de impacto financeiro apresentado pela Prefeitura, junto com o projeto de lei.

Confundindo os percentuais II
Em 12 de abril de 2019 a Prefeitura de São Sepé assinou um contrato de empréstimo com o Banco do Brasil, com encargos financeiros de 163% do CDI. Em dinheiro de hoje, isso seria mais ou menos 20% de custo por ano. Um dos defensores da proposta foi o vereador Gilvane Moreira, do PP, e o projeto foi aprovado por unanimidade. Na época, o edil não deve ter feito um estudo aprofundado, porque a Prefeitura não fez questão de encaminhar junto com o projeto de lei o impacto financeiro do financiamento nos cofres municipais.

Reinício
Há mais de dois anos, o vereador Tavinho Gazen inunda o DNIT e Governo Federal com pedidos para a reforma da ponte do Bossoroca, na BR 290. Semana passada, o deputado Pompeo de Mattos comunicou em primeira mão a Tavinho que as obras iniciariam em outubro. Representante de São Sepé na articulação desta pauta, Tavinho está acompanhando o andamento dos serviços, que realmente foram retomados na segunda feira.

Gurizada I
Em Formigueiro, o MDB prepara candidatura para sucessão do prefeito Xiru Cardoso. Entre os nomes, o que melhor se destaca é o jovem vereador Pablo Milani, que busca somar um público novo ao tradicional eleitorado emedebista do município. Inteligente, Pablo estabeleceu um trabalho alinhado com o prefeito Xiru, sinalizando ao partido de que é uma alternativa eleitoral para 2024.

Gurizada II
Na vizinha Restinga Seca, outro vereador que está construindo uma candidatura majoritária dentro do MDB é o vereador Norton Soares. Ele é da linha de frente do prefeito emedebista Paulinho Salerno, que já é reeleito e não pode entrar na disputa no ano que vem. No processo de escolha de candidatos, o MDB está colocando na balança a lealdade de Norton nos momentos mais difíceis da Administração Municipal, quando Paulinho remava contra a maré para manter a gestão em dia. Hoje, em uma avaliação de popularidade, Paulinho está por cima da carne seca. Se transferência de votos é uma das ferramentas eleitorais, Norton já está com um dos pés na Prefeitura.

Gurizada III
A parceria já consolidada entre o governador Eduardo Leite e o secretário da Assistência Social Beto Fantinel está gerando frutos para a região. Isso porque Beto é da Quarta Colônia, e tem base eleitoral nos municípios da área central do Estado. A presença firme e o rápido trabalho de Beto nos eventos mais polêmicos desde ano, como as denúncias de trabalho escravo na Serra e as ações de recuperação por causa da enchente de setembro catapultaram o político para um patamar bem mais alto. Hoje, ele é um dos principais braços direitos de Eduardo Leite.

 1,846 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *