Notícia Velha

Colunistas Geral

A notícia é nova, mas é igual a velha: a Expofeira de São Sepé foi um sucesso este ano. Pelas vendas, pelo público, tudo ficou muito a contento do Sindicato Rural. Chefiado com mãos firmes pelos presidentes José Aurélio Silveira e Giovane Machado, e evento manteve a parceria entre Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, Emater, Farsul, Lojistas e outras entidades ligadas ao Setor Primário e de Serviços de São Sepé. Com preços populares, os shows chamaram o público, e o clima sem chuvas facilitou a presença de empresários, que movimentaram lojas, revendedoras de máquinas, equipamentos e bancas da agricultura familiar. A venda de terneiros também foi ponto alto da feira.

Melhorou I
A Prefeitura de São Sepé ficou bem colocada no Ranking de desempenho de Saúde Pública. Na região, que envolve 43 municípios, São Sepé ficou em segundo lugar. Já entre todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul, a Saúde sepeense figurou na 64° posição. Pelos critérios técnicos, com a divulgação do relatório do Segundo Quadrimestre de 2023, São Sepé obteve um Índice de Saúde de 96,42% de alcance dos 7 indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. Com isso, a Prefeitura receberá mais valores para investimentos, através do pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação.

Melhorou II
Envolvidíssima em cada ação da Secretaria da Saúde, a secretária Carla Pinto monitora atendimentos e exige qualidade no serviço. É, sem dúvida, uma das mais obstinadas gestoras da região, e não deixa que nenhuma política pública seja interrompida ou feita de forma parcial. Carla monitora indicadores, e cobra resultados. Com a verificação semanal de cada indicador, cada serviço pode ser avaliado quanto a qualidade e resolutividade, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

Melhorou III
As vezes incompreendida pelo seu jeitão peculiar, a secretária da Saúde Carla Pinto chefia um grupo que vez avançar como nunca os serviços de saúde em São Sepé. Antes não tão organizados, almoxarifado e farmácias da Prefeitura agora não desperdiçam mais recursos com compras desnecessárias. E o resultado disso é o mantra de todo administrador público: entregar melhor o serviço, a um custo melhor. Quem media as ações da secretaria, entre os funcionários, é a competente e articulada enfermeira Clarete Neves, que além de ser secretária adjunta, é braço direito de Carla na gestão.

Régua na Saúde
O pré-candidato do PP Marcelo Ellwanger, ex-secretário de Saúde dos governos Cleri e Léo, vai ter dificuldade de comparar indicadores do seu tempo com os resultados e desempenhos das políticas públicas implantadas na gestão de Carla Pinto na Secretaria da Saúde. Tido como homem forte dos governos do PP, Marcelo é cotado para concorrer a prefeito, vice ou vereador.

De degas para degas
O vereador Gilvane Moreira, do PP, foi destaque na Expofeira de São Sepé, pelo trabalho em defesa dos pequenos agricultores. Naquela praia, ele surfa bem. Porém, um assunto ele tirou da pauta esta semana junto aos eleitores: a rejeição ao projeto de financiamento para obras proposto pelo Poder Executivo. Isso porque, entre amigos, Gilvane não conseguiu explicar como votou a favor de projeto semelhante, em 2019, cujo juro era alto de 163% do CDI, e agora resolveu rejeitar um financiamento com custo baixo, cerca de 6%, com carência e até 20 anos para pagar.

 2,472 Visualizações,  10 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *