EXPLOSÃO DE VENDAS DE MOTOS

Colunistas Geral

A motocicleta vem sendo a grande atração do mercado brasileiro por várias razões, entre elas, a questão dos valores em comparação ao preço de um automóvel, mesmo que dos chamados veículos populares. É bem verdade que a motocicleta subiu muito o valor de venda nos últimos anos, justamente por esta razão de ser um veículo mais acessível no mercado de vendas. A moto, nos anos 70, valia pouco mais do que uma bicicleta, não era tão cobiçada como é hoje e também não tinha muita utilidade naquela época, se comparada com os dias atuais.

Hoje, além da melhor opção de valor em relação ao automóvel, a motocicleta é a solução para a maior agilidade no trânsito e, muitas vezes, como a melhor ferramenta de trabalho, tanto nos grandes centros, quanto no meio rural. Em muitos casos no campo, os cavalos ficam se refrescando na sombra enquanto o manejo do gado, distribuição de alimentação e sal é feito através das motos, com muito mais rapidez.

Veja bem que o registro de motocicletas no Brasil, em 1903 municípios superou os registros de automóveis. Estes dados foram publicados pela Secretaria Nacional de Trânsito, em setembro de 2023. Segundo a pesquisa, as motos são bem mais populares nas regiões Norte e Nordeste. Com o surgimento da motocicleta no “Nordestão” houve a decretação da aposentadoria compulsória a todos os jegues e demais da espécie.

Explosão de vendas desde o ano de 2003.

O número de motos registradas no Brasil cresceu mais de 5 vezes nos últimos 20 anos. De 5,7 milhões de motos vendidas a partir de 2003, saltou para 21,9 milhões em 2013 e, agora, para 32,3 milhões em 2023. A quantidade de venda de carros também cresceu, mas em menor ritmo até este ano de 2023.

Os analistas afirmam que as razões dessa elevação de vendas das motocicletas, é resultante do contexto das últimas décadas, ou seja, a população de classe baixa quer fugir do transporte público e aí teria duas opções: A compra do carro popular ou de motocicleta, considerando que o carro popular sumiu do mercado então a solução é essa mesmo para a compra de motos. As conhecidas plataformas digitais, como os aplicativos, tele entregas e outras, também são responsáveis por essa elevação de motos em circulação no Brasil.

Por fim: A opção é muito boa, mas lembre-se que o ideal seria que a motocicleta viesse equipada com para-choque, “airbags”, além da cobertura do DPVAT, que atualmente está suspensa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *