Baixo Nível I

Colunistas Geral

Não perguntem pro Degas aqui o porquê, mas o SIMUSS (Sindicato dos Municipários de São Sepé) concedeu longa entrevista na Rádio Cotrisel para comentar a Palavra Afiada da semana passada. Logo na rádio, que só dá notícia quente, os textículos que exponho aqui viraram pauta cabeluda. Do ponto de vista da imprensa, até vale à pena esse crossover. Tudo isso, conforme manifestações dos dirigentes Euclides Aires e Darci Valdomiro, é a insatisfação com trechos do Plano de Carreira dos Servidores, aprovado pela Câmara de Vereadores no início do mês.

Baixo Nível II
As manifestações do SIMUSS na rádio, bem diferente do que roda constantemente na Cotrisel FM, foram em baixíssimo calão. Ao invés de enviarem mensagem por WhatsApp, ligarem à cobrar ou mandarem recado por terceiros, a insatisfação do sindicato com o Degas aqui, que é esforçado colunista, se deu como se fazia antigamente, sentando-lhe o cacete pelas ondas radiofônicas. Na interpretação dos dirigentes Euclides Aires e Darci Valdomiro, o peso da possível revogação do Plano de Carreira não pode cair nos ombros do sindicato, uma vez que, conforme eles, foi o SIMUSS que mais lutou para que esse projeto saísse do papel. Em maio, cerca de 300 funcionários tiveram aumento salarial pelas progressões do Plano de Carreira.

Tergiversando
As manifestações do SIMUSS na Rádio Cotrisel têm até tons pitorescos. Quando o tema da entrevista foi a ação judicial que pede a suspensão do impacto do Plano de Carreira, o secretário do SIMUSS Euclides Aires passou a mão por cima e lustrou a competência dos advogados que buscam a revogação do projeto aprovado. Na visão de quem entende do assunto, parecia jogada ensaiada. Pelo que se viu, na cabeça dele, mais vale judicializar a demanda do que manter o recebimento dos benefícios no contracheque.

Defende atacando
Bem verdade, seria melhor se o SIMUSS tivesse reagido contra os que querem a suspensão do Plano de Carreira da forma enérgica como a que atacou o Degas aqui pelo programa radiofônico. Do jeito que fez, parece que Euclides Aires vai levar realmente o tema para os tribunais. Conhecimento jurídico para isso tem, já é formado em Direito, embora seja servidor concursado como motorista.

Aliás…
Se como advogado o dirigente do SIMUSS se sai bem, como motorista, parece estar meio perdido na direção do sindicato.

Burburinho
O SIMUSS promete ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores para sacudir o assunto do Plano de Carreira dos servidores. Do jeito atrapalhado que a coisa anda, podem me cobrar, corre-se o risco de perder todo o esforço feito pelos servidores em buscar benefícios em função da qualificação. Se com plano não está tão bom, sem ele será pior.

Informal
Até esta semana, o Sindicato dos Municipários não tinha solicitado o afastamento para representação sindical dos seus dirigentes. O último pedido venceu em 2023, quando houve nova eleição para o SIMUSS. De lá para cá, não há portaria que autorize os representantes não desempenharem suas funções como servidores. Depois do bafafá na rádio, alguém deve ter se dado por conta, pois correram para registrar as atas do ano passado no cartório e, com a mesma pressa, requerer ao Poder Executivo o afastamento das atividades dos que recebem para ser dirigentes sindicais. A portaria, pelo que se sabe, deve ser despachada nos próximos dias.

Sem parar
O prefeito João Luiz Vargas trabalhou em home office nos últimos dias. Isso porque estava em Brasília, na marcha dos prefeitos, e, na volta, foi diagnosticado com dengue. Da braba. Aparentemente, as dores da doença não afastaram o político de seguir com as agendas, tanto em Brasília, quanto em São Sepé. Essa semana, João Luiz e o vice Fernando Vasconcellos tiveram agenda com o ministro Paulo Pimenta, que é o cara de Lula no RS, buscando recursos para reconstrução de estradas e das ruas da cidade, completamente destruídas com a chuvarada. Quem articulou a agenda foi o dinâmico e produtivo assessor Júlio Lima, dirigente do PT.

 3,961 Visualizações,  8 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *