CUIDADO COM A COMPRA DE AUTOMÓVEIS INUNDADOS

Colunistas Geral

As enchentes e alagamentos atingiram mais de 150 mil veículos no Rio Grande do Sul. Os números não são exatos, mas alguns setores relacionados ao comércio de veículos dizem que o montante de veículos atingidos já passa de 200 mil unidades. Este momento é muito perigoso para quem pretende comprar algum tipo de veículo, tanto os usados, quanto os novos que também foram atingidos nas áreas de alagamentos. As notícias publicadas na imprensa, informam que em torno de 300 concessionárias foram alagadas no Rio Grande do Sul. Grande parte dos veículos novos sofreram prejuízos com as águas. Dificilmente esses veículos serão descartados, pelo contrário, muitos retornarão ao comércio.
Evidente que tanto os veículos novos, quanto os usados, passarão por vistorias criteriosas das seguradoras. Os especialistas chamam a atenção dos compradores desses veículos, de que o momento é muito difícil pois o carro inundado a água afeta o motor, sistema elétrico, câmbio e os componentes eletrônicos do veículo. A parte interna, forração e bancos também é afetada criando ambiente de ferrugem, umidade e mofos internos.
Com certeza a economia do Rio Grande do Sul está extremamente afetada e no referente ao comércio de veículos os prejuízos são elevados. No momento da compra de automóveis ou caminhões no RS, haverá uma grande desconfiança dos compradores aos carros oferecidos destas regiões afetadas pelas enchentes. Evidente que os compradores irão reforçar os cuidados na hora de examinar o veículo. O rastreamento, registros anteriores e até históricos de infrações de trânsito poderão auxiliar os compradores antes de fechar o negócio. Evidente que nem todos os veículos oferecidos são de áreas inundadas, mas é necessário esse tipo de cuidado para evitar uma grande dor de cabeça no futuro. Estes elementos não são os únicos, mas com certeza, ajudarão a identificar a origem desses veículos. Os novos também têm como rastrear desde as unidades montadoras. Muitos desses veículos, após as perícias de seguradoras e revendas, com certeza, serão recuperados e colocados à venda ou leiloados como veículos originários de sinistros. Tudo isto dependerá do grau de danificação e se é possível ou não recuperar o veículo atingido pelas enchentes.
É importante que os compradores tenham muito cuidado com as “ofertas tentadoras”, o baixo valor cobrado e as formas facilitadas dos pagamentos. Esse terreno é muito fértil para os “picaretas” neste momento, que tentarão empurrar esses veículos atingidos pelas enchentes em alguém que está sonhando a bastante tempo em renovar seu “cascudão”.

 186 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *