Vigilância Sanitária e Ambiental realiza atividade na Praça das Mercês

Ass. Imp. Pref. Destaque Geral Informativo São Sepé Saúde

Também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria da Saúde de São Sepé, através da Vigilância Sanitária e Ambiental, realizou uma atividade educativa na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, em frente à Fundação Afif, a fim de chamar a atenção da população frente à situação epidemiológica da Dengue no RS.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti; sua infecção pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes Aegypti. Existem registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. A melhor forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia (quando os mosquitos são mais ativos), telas mosquiteiras, repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mais informações, esclarecimentos de dúvidas e denúncias podem ser realizadas através do telefone 3233.8160.

 403 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *