A proteção e o bem-estar dos animais de rua têm sido pautados cada vez mais na Câmara de Vereadores de São Sepé. Na manhã de terça-feira (18), a Comissão Temporária da Causa Animal reuniu-se com o objetivo de buscar alternativas sobre os animais de ruas em São Sepé.
Uma das principais frentes da Comissão é a criação e o aprimoramento de Leis que protegem os animais e responsabilizam aqueles que os abandonam. “Mais do que criar leis, é fundamental conscientizar a população sobre a responsabilidade de ter um animal de estimação, além da responsabilização do Poder Executivo em achar alternativas. O abandono é um problema social que precisa ser resolvido o quanto antes”, ressaltou o vereador Filipe Ilha (NOVO).
Claudiocir Ferreira (PSB) relatou uma pesquisa sobre as legislações vigentes e compartilhou com os demais um relatório de estudos sobre o assunto e também a importância sobre a Microchipagem dos cachorros. Outro ponto relatado foi da dificuldade de saber qual o órgão responsáveis para eventuais reclamações e fiscalizações sobre os animais.
Vereadora Vladia Freitas (PDT), explanou a ideia de se possível ser feito um levantamento pelos agentes de Saúde do Município. Já o Vereador Clécio Pigatto (PDT) falou da dificuldade de ações referente aos cachorros de rua, pois de quem seria a responsabilidade pelo controle dos mesmos.
Ao final do encontro ficou acertado uma solicitação de reunião com o Poder Executivo, para tratar de Criação de um órgão competente para realização de cadastro dos animais e um eventual órgão para denúncias. A Comissão Temporária da Causa Animal segue firme na busca por alternativas que garantam uma vida digna aos animais de rua, reforçando que o respeito e o cuidado com os animais são deveres de toda a sociedade.

128 Visualizações, 17 Hoje