Quebra Mola Normal

Colunistas Geral

Os vereadores da Câmara têm feito insistentes pedidos de execução de obra de quebra-molas pelas ruas de São Sepé. Só em 2023, foram mais de vinte pedidos de construção de quebra-molas em diferentes pontos da cidade. O vereador Gilvane Moreira, do PP, formalizou os últimos pedidos do ano passado: o número 383/2023, dia 26 de dezembro, para construir um na rua Ronai Brenner, e o 357/2023, de 11 de novembro, junto com outros vereadores, para construir quebra-molas na avenida Riachuelo. O equipamento serve para reduzir a velocidade dos veículos, que andam em velocidade alta nas ruas da cidade. Muita gente acaba reclamando desse tipo de estratégia de controle de tráfego, já que um quebra-molas não tem outra função, a não ser fazer o carro andar com velocidade compatível com a via, já que geralmente ficam próximos a locais de grande fluxo de pessoas.

Quebra-Mola Invertido
Se de um lado o vereador Gilvane Moreira, do PP, pede para criar elementos nas ruas que diminuam a velocidade dos carros, de outro, ele pede para que sejam reestudadas obras feitas pela Secretaria da Infraestrutura. Dias atrás, a Prefeitura executou um projeto de drenagem na Rua Sete de Setembro, na frente do Centro de Especialidades Médicas, diagonal ao antigo posto Marchezan. Bem verdade, a obra resultou em um desnível que machuca desavisados que entram em velocidade incompatível naquela esquina. É um tal de “quebra-molas invertido”. Reclamação antiga dos moradores, a solução para drenagem da esquina acabou gerando um novo obstáculo aos motoristas. Embora esteja sinalizada, o tal desnível impede grandes acelerações naquele trecho da via e acaba avariando carros que não respeitam o quebra-molas invertido. O vereador Gilvane Moreira, do PP, em novo pedido de providência, solicitou que o projeto seja reestudado.

Bota e Tira
Na visão do degas aqui, qualquer elemento na via é um prejuízo à mobilidade urbana, seja quebra-molas normal, seja invertido. A obra executada próxima ao Centro de Especialidades Médicas ainda se justifica (parcialmente) por ser um elemento de drenagem, já que não há cota para execução de um bueiro naquela esquina.

Drenagem Total
Prevendo chuvas em fevereiro, a Prefeitura mapeou e começou a desobstruir todos os bueiros e córregos dos principais eixos de alagamentos da cidade. Além disso, foram recolhidos entulhos, terras e matéria orgânica que estavam indo direto para os tubos de drenagem, e desassoreados córregos que dão vazão às águas das chuvas. Em 60 dias, a Secretaria de Infraestrutura fez bonito com equipe reserva, chefiada pelo dinâmico sub-prefeito Antônio Alencar.
Troca-troca
O secretário da Infraestrutura, Leopoldo Farias, tirou licença e dará lugar, por alguns dias, para o seu adjunto Pedro Renato Silveira. O trabalho segue com a mesma equipe, tendo como líder o articulado Cassiano Teixeira, que comanda as equipes da cidade e do interior.

Carnaval
É pauta na imprensa estadual o Carnaval de São Sepé. Organizado pela eficiente equipe da Fundação Afif Jorge Simões Filho, o evento vai ser tão impactante quanto o último natal. Aliás, fazer a coisa bonita e bem feita tem sido uma das marcas da gestão de Fernando Vasconcellos como presidente da entidade.

Inaugurou
Há dez anos, Luis Garcia inaugurava a fase de bons eventos programados pela Fundação Afif Jorge Simões Filho. Quando presidiu a entidade, nos governos de Léo Girardello, Garcia imprimiu seu estilo popular na prestação de serviços da Fundação. De lá para cá, a semente plantada germinou, e cada evento tem sido melhor e mais abrangente. De 2022 para cá, Fernando e seu time objetivaram colocar São Sepé na rota dos eventos do Estado. E, como tem se visto na mídia, estão conseguindo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *