Cotidiano – Murilo Vasconcelos

Colunistas

Acordei atrasado, virei café no chão, quebrei um copo, o trânsito estava lento e as filas do mercado não andavam. Em dias assim, o mundo parece conspirar contra mim. Para melhorar a situação, minha mente é invadida por todos os pensamentos negativos ao mesmo tempo. Boletos para pagar, problemas de relacionamentos e conflitos intrapessoais. Em poucos minutos, faço um tour por todos os meus anseios e frustrações do momento. A internet está caindo, torci o pé, tomei um banho de chuva e o meu único pensamento é: “ok, pode piorar?”, e sempre pode. O que não me dou conta nesse momento é que estou apenas vivenciando um dia normal. Sim, um dia normal.
É incrível como damos tanta importância para os momentos ruins. Quantas coisas boas em nosso dia a dia deixamos passar porque estamos vivenciando o sentimento de estresse. Surge a raiva por tudo não estar como gostaríamos. E ainda pode ser pior. Há momentos em que não conseguimos suportar essa sensação e acaba sobrando para quem está em nossa volta. Sem percebermos, influenciamos o bem-estar do outro por conta das nossas frustrações. É fácil identificar: Quantas vezes já sofremos alterações em nosso humor porque recebemos uma grosseria de alguém? É aqui que percebemos como nossa mente é afetada pelas situações negativas do nosso dia a dia.
Empatia e inteligência emocional. Da mesma forma que podemos estragar o dia de alguém, também podemos melhorá-lo. Quando exercitamos a empatia, conseguimos entender os sentimentos do outro e nosso humor não é negativamente afetado. Pelo contrário, obtemos a possibilidade de ajudá-lo. “Está tudo bem? Aconteceu alguma coisa?”. Da mesma forma, podemos pensar: “Eu que acordei em um dia ruim, não há a necessidade de tratá-lo mal”. Inteligência emocional é a resposta. Precisamos estar cientes dos nossos sentimentos. Todos nós vivenciamos dias ruins, porém, precisamos aprender a entender nossas emoções. Quando não estamos bem, acabamos agindo automaticamente. Por isso, dar-se conta da situação em que estamos, é o primeiro passo para melhorar o seu ou o dia de alguém.
Não permita que seu pensamento fique focado apenas nas situações ruins do seu dia. Faça reflexões para se conhecer melhor, identificando seus sentimentos e os conduzindo da melhor forma. Valorize os pequenos momentos bons que acabam passando despercebidos. E se identificar alguém nessa situação, não perca a oportunidade de tentar ajudá-lo.

 

 178 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *